Gaudium news > Recém-nomeado arcebispo de Pelotas fala sobre seus novos desafios

Recém-nomeado arcebispo de Pelotas fala sobre seus novos desafios

Porto Alegre (Quinta, 30-07-2009, Gaudium Press) Depois da nomeação para assumir a arquidiocese de Pelotas (RS), feita pelo Papa Bento XVI no dia 1º de julho, dom Jacinto Bergmann disse que seu primeiro objetivo ao voltar para Pelotas é ‘conhecer bem a diocese’ – por conta dos cinco anos que ficou fora, como bispo da diocese catarinense de Tubarão. Em substituição a dom Jaime Chemello – que renunciou por causa da idade -, dom Bergmann assume o governo episcopal de Pelotas no dia 27 de setembro, na Catedral São Francisco de Paula.

Monsenhor Bergmann, que já foi bispo auxiliar da cidade gaúcha, ressalta que precisa conversar e conhecer bastante as pessoas porque o trabalho de arcebispo é bem diferente do de bispo auxiliar.

“Estou chegando de coração aberto e tenho como uma importante tarefa dialogar bastante e ouvir todos os seguimentos para somar com eles”.

Sobre futuros projetos que deseja desenvolver com as paróquias, dom Bergmann destaca que ainda é muito cedo para priorizar um ou outro projeto, principalmente por desconhecer as necessidades reais da diocese e de suas pastorais. Mas salienta que pretende continuar as atividades desenvolvidas pelo bispo anterior e, aos poucos, imprimir seu próprio ritmo de trabalho.

Nomeado no momento em que a Gripe A freqüenta constantemente a imprensa, o arcebispo ressalta a necessidade do trabalho de conscientização para prevenir a doença.

“Em termos pastorais cabe à Igreja, junto com os outros poderes, conscientizar a população para prevenir a doença até conseguir vencer o surto”.

Conduzido pelo lema “Eis-me aqui Senhor”, de sua consagração presbiteral, dom Bergmann diz estar disposto a fazer muito pelo povo de Pelotas.

“É em nome da Trindade que vou ao encontro do rebanho do Senhor que está em Pelotas, para também em nome dela tudo viver e realizar”.

Biografia

Gaúcho de 57 anos, o prelado nasceu em 29 de outubro de 1951 no Município de Alto Feliz. Cursou o Seminário São José, em Gravataí. Em seguida fez os cursos de Filosofia na Faculdade Nossa Senhora da Conceição, em Viamão, e de Teologia e Sagradas Escrituras, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Recebeu a ordenação sacerdotal em 10 de outubro de 1976, para a arquidiocese de Porto Alegre. Em maio de 2002 foi nomeado bispo titular de Ausucura e auxiliar de Pelotas, recebendo a ordenação episcopal no dia 14 de julho do mesmo ano. Em 15 de julho de 2004, foi nomeado bispo de Tubarão (SC), onde permaneceu até a nomeação para Pelotas.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas