Gaudium news > Já em Castel Gandolfo, Papa dedica Ângelus a grandes sacerdotes

Já em Castel Gandolfo, Papa dedica Ângelus a grandes sacerdotes

Castel Gandolfo (Segunda, 03-08-2009, Gaudium Press) Após duas semanas de descanso em Les Combes, no norte da Itália, Bento XVI deu prosseguimento às suas “férias” agora na Residência Papal de Castel Gandolfo, comuna da região do Lácio, província de Roma, para onde foi nesta quarta-feira. Ontem, celebrou o primeiro Ângelus desta sua temporada no local.

Depois de uma cordial saudação ao bispo de Castel Gandolfo, aos cidadãos e aos peregrinos presentes, Bento XVI falou sobre “os verdadeiros modelos de espiritualidade e de dedicação sacerdotal” e dos grandes exemplos para os padres modernos, que são os santos cujas festas são celebradas no mês de agosto. Ele destacou que o “Ano Sacerdotal que estamos celebrando constitui uma preciosa ocasião para aprofundar os valores da missão dos presbíteros na Igreja e no mundo”.

Entre os sacerdotes citados por Bento XVI estão Santo Alfonso de Liguori, São Francisco de Assis, São João Maria Vianney (o Santo Cura d’Ars, patrono dos sacerdotes, que motivou o Ano Sacerdotal), São Gaetano de Thiene e Santo Domingo. “Não posso também me esquecer da figura do Papa Montini, Paulo VI, cujo 30º aniversário de morte, ocorrida exatamente aqui, em Castel Gadolfo, acontece no próximo dia 6 de agosto”, afirmou o Papa. Justamente nesse dia, em Castel Gandolfo, acontecerá a apresentação do livro do vaticanista Andrea Tornielli sobre Paulo VI, “Paulo VI. A audácia de um Papa”, que desde junho está disponível nas livrarias italianas e em breve será distribuído também no resto do mundo.

Ao final do encontro, o Santo Padre saudou os fiéis em francês, inglês, alemão e polonês. Em espanhol, declarou: “Saúdo cordialmente os peregrinos de língua espanhola que participam desta oração mariana, em particular às Religiosas Reparadoras del Sagrado Corazón, que estão celebrando seu Capítulo Geral. Convido todos a renovar a mente e o espírito escutando a Palavra de Deus, que se proclama na Eucaristia, onde também o Senhor se oferece a nós como comida e bebida de salvação. Neste caminho de vida cristã os acompanhe a amorosa proteção de Maria Santíssima, Estrela da esperança. Feliz domingo!”

Peregrinos vindos de Roma e de localidades vizinhas foram a Gandolfo acompanhar a cerimônia do Ângelus e receber a benção do Papa. Para aqueles que não puderam, foi disponibilizada a transmissão ao vivo por meio de telões instalados na Praça de São Pedro.

Neste domingo, Castel Gandolfo celebrou sua tradicional “Sagra delle Pesche” (Festival dos Pêssegos), festa anual dos agricultores locais. O Papa cumprimentou os cidadãos locais e afirmou que vem à região sempre “com alegria”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas