Gaudium news > Jovens chilenos promovem abertura do Mês da Solidariedade no país

Jovens chilenos promovem abertura do Mês da Solidariedade no país

Santiago (Segunda, 03-08-2009, Gaudium Press) Centenas de jovens voluntários participaram na última sexta-feira (31) de atividades promocionais e motivacionais em Santiago por conta da abertura do Mês da Solidariedade no Chile. O diretor nacional do Lugar de Cristo – entidade cujo trabalho missionário é voltado aos pobres -, Benito Baranda, e o vigário da pastoral social e dos trabalhadores, padre Rodrigo Tupper, se uniram aos jovens no centro da cidade.

Usando o exemplo de vida de São Alberto Hurtado e o lema ‘comprometer-se faz bem’, os fiéis convidaram a comunidade a participar das ações concretas deste mês em benefício da solidariedade, segundo os organizadores.

“A cultura solidária é ser capaz de integrar adequadamente o amor e a justiça no vínculo que estabelecemos com o próximo; não é somente ser capaz de amá-lo, mas de combinar o querer com o tratamento justo e digno. O desafio dos chilenos seria, então, educar uma cultura de ajuda aos outros com justiça e amor”, afirmou Benito Baranda na ocasião.

São Alberto Hurtado

Celebrado em homenagem à São Alberto Hurtado – sacerdote jesuíta que trabalhou pelos pobres e desenvolveu iniciativas para promover a justiça social no Chile – o Mês da Solidariedade promove uma série de ações e celebrações eucarísticas comprometidas com a justiça social. O dia Nacional da Solidariedade, 18 de agosto, foi instituído pelo Congresso Nacional em 1994 em homenagem à São Alberto Hurtado.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas