Gaudium news > Bispos mexicanos reclamam de ação policial durante missa

Bispos mexicanos reclamam de ação policial durante missa

Apatzingán (Terça, 04-08-2009, Gaudium Press) Representantes do episcopado mexicano protestaram hoje contra a invasão de uma missa na cidade de Apatzingán para apreensão do narcotraficante Miguel Ángel Beraza, considerado um dos principais fornecedores de drogas mexicano aos Estados Unidos. Apatzingán fica no violento estado de Michoacán, que nas últimas semanas vem sofrendo uma escalada de violência gerada pelo tráfico de drogas.

A prisão de Beraza, também conhecido como “La Troca”, aconteceu durante uma missa organizada pelo próprio traficante para comemorar os 15 anos da filha.

“Supomos que os fins não justificam os meios utilizados neste e em outros casos. Nada explica este tipo de comportamento dentro de um recinto religioso, sobretudo neste momento em que o México é visto pelo mundo como um país inseguro e violento”, afirma a nota dos bispos mexicanos.

Os prelados pediram ao governo que não permita que este tipo de operação seja realizada dessa forma, “por aqueles que têm o dever de manter a segurança e a ordem”. A ação foi feita em parceria com agentes americanos e, segundo a polícia, nenhum tiro foi disparado.

O saldo total da operação foi de 34 pessoas detidas, 11 veículos de luxo confiscados e mais duas armas de grosso calibre, duas granadas de fragmentação, 13 mil dólares, um computador, 30 telefones celulares e 4.500 pastilhas usadas na fabricação de drogas sintéticas apreendidas.

A Conferência Episcopal Mexicana expressou ainda na carta sua solidariedade ao bispo de Apatzingán, dom Miguel Patiño Velázquez, ao clero e aos fiéis que estão sofrendo as consequências da violência por causa do narcotráfico nessa região.

“Pedimos ao Espírito Santo para que renove os nossos corações neste momento em que a violência assola o nosso país. Apoiados em nossa fé, mantemos firmes a esperança de construir um México de paz, justiça e concórdia. Pedimos à Nossa Senhora de Guadalupe, Rainha do México, para que nos guarde e nos proteja”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas