Gaudium news > “Neve” em pleno verão romano evoca milagre na Praça de Santa Maria Maior

“Neve” em pleno verão romano evoca milagre na Praça de Santa Maria Maior

Roma (Quarta, 05-08-2009, Gaudium Press) Em pleno verão italiano, nevará hoje no centro de Roma. Trata-se da Nevada de Verão, tradicional festa promovida no verão de agosto pelo Ministério dos Bens Culturais e pela Prefeitura de Roma. Desde 1983 a festa homenageia o suposto milagre de Nossa Senhora, que teria mostrado ao então Papa Libério, com uma nevasca ocorrida em 5 de agosto de 358 dc, o local onde deveria ser construída uma basílica em sua memória.

A festa acontece na praça Santa Maria Maior, onde está localizada a basílica de mesmo nome, consideradas uma das três basílicas vaticana (A de São Pedro e de São João Latrão são as outras).

De acordo com a lenda, um casal romano, que pedia à Virgem inspiração para saber como empregar a sua fortuna, recebeu em sonhos a mensagem de que Maria desejava que lhe fosse erigido um templo em um lugar específico do monte Esquilino que aparecesse coberto de neve. O então pontífice Libério foi informado pelo casal da aparição e do milagre, que teria de fato se verificado na noite de 4 para 5 de agosto, verão no hemisfério norte.

Para ressaltar a “nevasca milagrosa”, o arquiteto italiano Cesare Espósito idealizou em 1983 a festa da “Nevada de Verão”. Às 21h, flocos de neve artificial serão lançados de canhões especiais do alto da igreja, embranquecendo a praça e a fonte diante do templo. Compondo o restante do cenário, notas de música clássica, efeitos de luz e raios laser e shows de música lírica.

Santa Maria Maior foi a primeira igreja dedicada a Virgem Maria no Ocidente, e uma das mais belas e adornadas de Roma. Abriga, entre outras coisas, um relicário com um pedaço da manjedoura do menino Jesus. Até hoje, Santa Maria Maior é invocada também como Nossa Senhora das Neves.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas