Gaudium news > Estado de São Paulo chega a 50 mortes pela gripe A; Brasil totaliza 129 mortos

Estado de São Paulo chega a 50 mortes pela gripe A; Brasil totaliza 129 mortos

São Paulo (Quarta, 05-08-2009, Gaudium Press) A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou nesta terça-feira mais 13 mortes em consequência da gripe A (H1N1) – mais conhecida como gripe suína. Com isso, sobe para 50 o número de óbitos no Estado, e para 129 o número de mortes no Brasil. São Paulo é o estado com o maior número de vítimas da gripe suína no país.

Também hoje, a Secretaria de Saúde do Paraná confirmou 21 mortes em decorrência da doença, elevando para 25 o número de vítimas no Estado. No Rio de Janeiro, foram confirmadas mais três mortes, chegando a 19 o número de mortes de pacientes com a gripe suína.

Grande parte das vítimas de todos os estados tinha problemas respiratórios ou de obesidade. Segundo especialistas, o índice de mortalidade da nova gripe é semelhante ao da gripe comum – 0,5% dos contagiados não resistem à doença.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença – quando a pessoa infectada espalha vírus – e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas