Gaudium news > Pedro Almodóvar faz críticas ao Papa e a modelo familiar católico

Pedro Almodóvar faz críticas ao Papa e a modelo familiar católico

Roma (Quarta, 05-08-2009, Gaudium Press) O diretor espanhol Pedro Almodóvar fez hoje duras críticas ao Papa Bento XVI, a quem recomendou que saísse do Vaticano para conhecer as famílias “de verdade”. O material está em uma entrevista dado pelo cineasta ao jornal alemão “Die Zeit”, por conta do lançamento de seu mais recente filme, Los Abrazos Rotos, no circuito alemão.

Comentando os modelos familiares e os personagens que compõem as famílias nas suas obras, Almodóvar defende que os núcleos que retrata em seus filmes são mais fiéis à realidade que os defendidos pela Igreja Católica. Segundo ele, no universo cinematográfico de seus filmes não há significado o fato “de o Papa reconhecer apenas a variante católica da família”.

“O Papa deveria abandonar a visão tradicional da família, sair do Vaticano e misturar-se entre as pessoas para tomar conhecimento de como funcionam as famílias modernas”, declarou o controvertido diretor, antes de detalhar a sua concepção de família moderna.

“Há mais de vinte anos faço filmes nos quais a família é composta por um grupo de pessoas no centro das quais se encontra um pequeno ser de quem todos se ocupam, um ser que amam e do qual satisfazem as necessidades, prescindindo do fato se o grupo é formado por pais separados, homossexuais, travestis, transexuais ou por freiras doentes de Aids”.

Em seguida, Almodóvar insta o pontífice a sair de seus aposentos para ir ver a realidade das famílias modernas. “Por que o Papa não sai por um instabte do Vaticano para ir ver como é feita a família de hoje?”, interroga o diretor vencedor do Oscar. E declara: “É absolutamente incoerente não querer reconhecer o modo segundo o qual vivem milhões de pessoas. As minhas famílias são mais reais que aquelas do Papa porque não vivem segundo algum dogma, mas acertam as contas com os compromissos da existência”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas