Gaudium news > Nomeados dois novos bispos para o Haiti

Nomeados dois novos bispos para o Haiti

Cidade do Vaticano (Quinta, 06-08-2009, Gaudium Press) Dois novos bispos foram nomeados hoje para dioceses no Haiti, segundo comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano. Conforme o despacho, o Papa Bento XVI designou o padre Gontran Décoste para a diocese de Jérémie enquanto o monsenhor Simon Pierre Saint-Hillien foi alocado na diocese de Hinche.

O Haiti é o país mais pobre das Américas e um dos mais pobres do mundo. A presença da Igreja Católica na região é constante, e forças de segurança das Nações Unidas comandadas por tropas brasileiras tentam restabelecer a ordem ao país, abalado por décadas de guerra civis.

Nesse cenário de retomada, padre Décoste assume o posto do monsenhor Joseph Willy Romélus na diocese de Jérémie, que teve de renunciar por já estar com a idade muito avançada. Monsenhor Saint-Hillien, por sua vez, toma o governo pastoral da diocese de Hinche, que estava vago desde que seu antecessor, Lous Kébreau, fora nomeado arcebispo de Cap Haitien em março do ano passado.

Biografias

Reverendo Gontran Décoste é professor e diretor espiritual no Seminário Maior “Notre-Dame do Haiti”, da capital Porto Príncipe. Nasceu em 24 de abril de 1957 em Saint Jean du Sud, na dicoese de Les Cayes. Completou os estudos secundários junto ao Seminário Menor em Mazenod e depois junto ao “Collège Saint Jean” de Les Cayes. Em 1978 entrou para o Seminário Maior de “Notre-Dame do Haiti”, onde deu prosseguimento aos cursos de Filosofia e Teologia. Foi ordenado sacerdote em 1º de julho de 1984 pela diocese de Les Cayes.

Em 1998 entrou para a Companhia de Jesus (Jesuítas), realizando seu noviciado em Montreal, no Canadá. Obteve o Master of Sciente in Pastoral Counselling junto ao Loyola College, em Maryland, nos Estados Unidos, e terminou a sua formação no Noviciado dos Jesuítas no Haiti e em Lyon, na França.

Após a ordenação sacerdotal, exerceu, entre os anos de 1984 e 1989, as seguintes funções: capelão do hospital L’Immaculée Conception de Les Cayes; professor de literatura haitiana no Collège Saint Jean de Les Cayes; capelão da comunidade das Irmãs Salesianas em Les Cayes; e diretor da rádio diocesana “Men Kontre”.

Obteve doutorado em Teologia Espiritual junto à Pontifícia Universidade Angelicum, em Roma, retornando em seguida parta o Haiti, como diretor espiritual e professor de Teologia Espiritual no Seminário de Notre-Dame do Haiti e como secretário da Conferência Episcopal.

Hinche – Monsenhor Simon Pierr Saint-Hillien, até então bispo titular de Lamdia e auxiliar de Porto Príncipe, nasceu em 6 de julho de 1951 em Les Gonaives. Após os estudos primários realizados junto aos “Irmãos da Instrução Cristã”, em Les Gonaives, e os secundários feitos no Liceo Fabre Geffard e no “Petit Seminaire Collège Saint-Martial”, também em Les Gonaives, cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Notre-Dame do Haiti, onde obteve o bacharelado em ambas as disciplinas. Estudou ainda Etnologia na Universidade Estatal do Haiti, e Letras, com especialização em História, no Instituto Católico de Paris, para a qual obteve a licenciatura.

Emitiu sua primeira profissão religiosa na Congregação da Santa Cruz, no dia 8 de setembro de 1976, e os votos perpétuos em 5 de outubro de 1980. Foi ordenado sacerdote em 28 de dezembro de 1980.

Entre outras funções, foi docente no Colégio Notre-Dame de Cap Haitien; responsável pela pastoral dos jovens; superior do distrito haitiano da Congregação da Santa Cruz e secretário da Conferência Episcopal. Desde 1996 é também diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias e responsável pela pastoral dos jovens na arquidiocese de Porto Príncipe.

Foi nomeado bispo auxiliar de Porto Príncipe em 10 de dezembro de 2002, sendo consagrado no dia 22 de fevereiro seguinte.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas