Gaudium news > Produtor italiano trabalha em filme sobre o Papa Pio XII

Produtor italiano trabalha em filme sobre o Papa Pio XII

Roma (Sexta, 07-08-2009, Gaudium Press) Silvio Sardi, produtor de cinema italiano, anunciou hoje que trabalha em um filme sobre a vida e a obra de Eugenio Pacelli, o Papa Pio XII. O filme terá co-produção americana e, de acordo com Sardi, mesclará ficção e documentário.

“Queremos fazer um filme para contar antes de tudo o drama de um homem, Pio XII, chamado para decisões difíceis, em um período terrível” – pontificado de Pio XII aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial. “Um homem que procurou salvar o maior número de vidas humanas possíveis”, defende o produtor.

Segundo Sardi, a obra pretende desmistificar a controvérsia em torno de Pio XII, frequentemente acusado de ter permanecido em silêncio e mesmo de ter sido conivente diante do massacre de judeus na Segunda Guerra Mundial – o que o fez ser qualificado por muitos como o “Papa de Hitler”. Com base em testemunhos e em documentos históricos, Sardi diz que irá desmontar essa tese e mostrar o Papa Pacelli ajudando milhares de refugiados, inclusive judeus.

Para ajudar no levantamento dos dados, o produtor conta com a ajuda de Padre Abdon, que por 50 anos vem recolhendo documentos sobre Pio XII, e da irmã Margherita Marchione, uma das principais estudiosas do pontificado do Papa Picelli. Outro consultor histórico é Andrea Tornielli, um dos mais respeitados vaticanistas da Igreja, colaborador do periódico “Il Giornale”. Tornielli é autor da biografia sobre Pio XII “Um homem sobre o trono de Pedro”.

Na próxima semana será feita a escolha do diretor do filme. As filmagens terão início em 2010 e a estreia nos cinemas está prevista para a próxima Páscoa. A produção está orçada em 30 milhões de dólares, mas Sardi, que diz esperar que o filme seja selecionado e apresentado no Festival de Cannes, afirma que a cifra é provisória, podendo chegar até a 65 milhões.

O produtor revelou ainda que 10% da renda do filme serão destinados à Fundação “Pacem in silvis”, da prelatura brasileira de Itacoatara, na Amazônia, conduzida pelo bispo de origem italiana Carilo Gritti.

Mais detalhes sobre a obra na página oficial da produção, www.popepiusiimovie.com.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas