Gaudium news > Festa por Assunção de Maria começa hoje em Salvador

Festa por Assunção de Maria começa hoje em Salvador

Salvador (Sexta, 07-08-2009, Gaudium Press) A arquidiocese de Salvador já começou suas atividades pela Festa da Assunção de Maria, celebrada oficialmente pela Igreja Católica no próximo dia 16 de agosto. Na arquidiocese soteropolitana, a festa vai envolver diversas paróquias e capelas que com diferentes denominações celebram o dogma da Assunção de Maria – a subida da mãe de Jesus aos céus de corpo e alma. Segundo o setor de comunicação da arquidiocese, as paróquias que farão novena pela Virgem iniciam hoje os festejos. Já aquelas que farão um tríduo preparatório, as atividades começam no dia 13.

Cinco paróquias da arquidiocese estão envolvidas nas cerimônias segundo o calendário da celebração emitido pelo governo pastoral. Outras paróquias da arquidiocese também festejarão a data, mas sem fazer parte do circuito litúrgico oficial. Nossa Senhora de Penha da França, Nossa Senhora da Assunção, Nossa Senhora da Esperança e Nossa Senhora da Sáude e Glória começam hoje novenários pela Virgem, cujos horários variam entre as 19 e as 20 horas. A paróquia Nossa Senhora da Vitória, por sua vez, começa um tríduo no dia 13, com duração até o dia 15, sempre às 17 horas.

A programação da arquidiocese de Salvador pela Assunção da Virgem conta ainda com procissões com a imagem da Virgem Maria, batizados, missas e orações do terço. O cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo, celebra duas missas solenes no dia 16 de agosto.

Assunção

O dogma da Assunção de Nossa Senhora foi proclamado pelo Papa Pio XII no dia 1º de novembro de 1950, por meio da Constituição Munificentissimus Deus. Uma das evidências para que fosse aceito, segundo estudiosos, é que não há sinais da existência da sepultura de Maria, assim como não se tem alguma relíquia de seu corpo. Tudo isso, para a Igreja, conforme os escritos, comprova que Nossa Senhora subiu aos céus de corpo e alma.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas