Gaudium news > República Dominicana promove celebração pelos 100 anos de presença dos frades capuchinhos no país

República Dominicana promove celebração pelos 100 anos de presença dos frades capuchinhos no país

Santo Domingo (Sexta, 07-08-2009, Gaudium Press) O arcebispo de Santo Domingo, cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, presidiu nesta quinta-feira uma missa em comemoração aos 100 anos dos sacerdotes franciscanos capuchinhos na República Dominicana, cerimônia organizada na Catedral Imaculada Conceição da diocese de La Vega.

O cardeal destacou a importante missão da congregação franciscana no país nesses anos por meio da difusão do Evangelho e do trabalho em favor dos pobres.

Em sua homilia, monsenhor Camilo Gonzaléz chamou atenção para as obras feitas pelo monsenhor Francisco Panal Ramírez, o primeiro capuchino presente na diocese.

“Os organizadores do ato quiseram vir aqui porque o monsenhor Panal foi um dos primeiros capuchinos que chegou no país em que, em 1953, desenvolveu um trabalho muito importante como bispo em La Vega, frente à tirania de Trujillo (ex-presidente do país).

O arcebispo de Santiago (República Dominicana), monsenhor Ramón Benito de la Rosa y Carpio, e os bispos Jesús María de Jesús Moya (diocese de São Francisco de Macorís), Julio Amaro Corniell (Porto Prata), Juan Antonio Flores Santana (bispo emérito de Santiago), também participaram da eucaristia.

Capuchinhos

Lançada em 1525 na Itália, a ordem dos frades capuchinhos foi criada como um movimento reformista e que se atinha às regras e aos conceitos de São Francisco. Frei Matteo de Bascio é apontado como o pioneiro, depois de conseguir a permissão do Papa Clemente VII para seu trabalho pastoral.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas