Gaudium news > Presidente do Tribunal Vaticano responde a críticas de Almodóvar

Presidente do Tribunal Vaticano responde a críticas de Almodóvar

Roma (Segunda, 10-08-2009, Gaudium Press) “A Igreja Católica está presente em todos os contextos humanos e certamente é a melhor conhecedora de como funciona o mundo”, declarou Giuseppe Dalla Torre, presidente do Tribunal Vaticano. Dalla Torre, que também é reitor da Libera Universitá Maria Assunta (Lumsa), respondeu assim às afirmações do diretor de cinema espanhol Pedro Almodóvar, que em entrevista recente ao diário alemão Die Zeit disse que o Papa “deveria sair do Vaticano e misturar-se entre as pessoas para tomar conhecimento de como funcionam as famílias modernas”.

“Esteja certo, Pedro Almodóvar: Bento XVI não precisa dar um passeio fora do Vaticano para dar-se conta de certos fenômenos sociais; fenômenos que, aliás, são muito marginais, se nos fixarmos no total dos habitantes do planeta e, sobretudo, que estão bem além de certos contextos do decadente Ocidente”, afirmou Dalla Torre ao jornal italiano “Avvenire”.

Almodóvar havia dito ainda que “o Papa deveria abandonar a visão tradicional da família” e que grupos formados por “pais separados, homossexuais, travestis, transexuais ou por freiras doentes de Aids” compunham famílias protagonistas de seus filmes desde mais de 20 anos.
Sobre essa questão, o presidente do Tribunal Vaticano questiona: “Certa cinematografia quer ser um reflexo da sociedade ou, em vez disso, quer incidir na realidade social para modificar seus valores éticos e sua cultura?”.

Da mesma forma, Dalla Torre declarou que “cabe precisar que não existe ‘uma variante católica da família’; que a família, como sociedade constituída pelo matrimônio, apresenta uma estrutura essencial, imutável e sem alterações no tempo, como se pode observar em nível histórico, etnológico, antropológico, jurídico; que matrimônio cirstão não é outra coisa senão a elevação à dignidade de sacramento, entre batizados, da instituição natural”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas