Gaudium news > Igreja Católica no Chile pretende entregar proposta de indulto no dia 20 deste mês

Igreja Católica no Chile pretende entregar proposta de indulto no dia 20 deste mês

Santiago (Segunda, 10-08-2009, Gaudium Press) A Igreja Católica no Chile pretende entregar a proposta de indulto dos detentos do país para a comemoração do Bicentenário da Independência no dia 20 de agosto, de acordo com fontes da comissão que prepara o projeto. Segundo o presidente da Conferência Episcopal chilena, monsenhor Alejandro Goic, bispos e capelães estão trabalhando juntos na ‘busca de fórmulas justas e responsáveis’.

O documento será dividido em duas partes. A primeira traz uma mensagem cujo conteúdo vai expor a fundamentação legal dos motivos que levaram a Igreja a propor o indulto. A segunda parte inclui a aplicação e os criterios de implementação do projeto considerado mais idôneo pela Igreja e com ‘proposições concretas, ponderadas, razoáveis’.

O prelado ressaltou que espera uma atitude de ‘reconhecimento de seus erros’ por parte dos detentos e que ‘acolham com gratidão a proposta e possam se recuperar e reintegrar-se em paz (à sociedade)’. O bispo, porém, afirmou que não cabe à Igreja decidir quem pode receber o benefício.

“Não nos corresponde a escolha de quem pode ou não gozar do possível benefício. A autoridade deverá autorizar a proposta em seu mérito e tomar as decisões pertinentes”.

A iniciativa do episcopado chileno pretende agraciar com a libertação presos com mais de 70 anos, doentes terminais, mães de crianças pequenas e aqueles que praticaram os chamados “crimes menores”.

Generais

Uma polêmica vem cercando a proposta do indulto por conta da possibilidade de de benefício dos detentos que tenham sido condenados por crimes de violações dos direitos humanos, em sua maioria generais das Forças Armadas. No entanto, o governo federal rechaçou que qualquer destes condenados possam conseguir o benefício.

Independência

O bicentenario da independência do Chile é comemorado no dia 18 de setembro de 2010. Depois da invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão em 1808, veio a prisão do rei español Felipe VII, o que facilitou o processo de independencia do país latino.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas