Gaudium news > Cidade de Santos, SP, sedia “Congresso Mundial da Paz, nas Américas”

Cidade de Santos, SP, sedia “Congresso Mundial da Paz, nas Américas”

Santos (Segunda, 10-08-2009, Gaudium Press) A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, recebe a partir de amanhã de representantes da Unesco a líderes de associações de direitos humanos e entidades folclóricas para o “I Congresso Mundial da Paz, nas Américas”. O evento está em sua primeira edição no país e pretende ser um fórum para discutir ações práticas de viabilização da cultura da paz e da não-violência, com ações focadas na valorização da cultura.

Promovido pela Unesco e pela Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares (Abrasoffa), o congresso acontece até a próxima sexta-feira nas dependências de uma unidade da Universidade Paulista (Unip).

A abertura oficial acontece nesta segunda no Teatro Coliseu, no centro histórico de Santos, com a presença do consultor da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), David Adams; da presidente da Palas Athena – centro de estudos filosóficos sem fins lucrativos dedicado à educação e à assistência social, a argentina radicada no Brasil Lia Diskin; e da presidente do congresso, Helena Lourenço. O coral Céu da Boca, da Secretaria da Educação da cidade, e o grupo folclórico Remelexo irão se apresentar na cerimônia.

Além dos presentes para a abertura, outros importantes nomes de setores ligados aos direitos humanos e à cultura darão palestras durante a semana em que acontece o evento. Como o professor e um dos responsáveis pelos projetos de paz da ONU e da UNESCO, o norueguês Magnus Haavelsrud, e a diretora da Universidade da Paz, da Costa Rica, Dina Rodríguez. A presidente mundial da Organização Internacional de Artes Populares, Carmem Padilla, das Filipinas, também é uma das presenças garantidas.

Como atividades paralelas do Congresso, haverá a apresentação do resultado de trabalhos de promoção cultural realizados por jovens em outros países, na seção “V Fórum Mundial da Rede de Jovens Voluntários pela Cultura da Paz e da Não Violência”, oficinas, espetáculos de grupos folclóricos nacionais e estrangeiros,
exposições de fotos e reportagens sobre a contribuição dos povos do continente americano para a herança cultural, uma mostra com 50 estandes de organizações com trabalhos voltados para a Paz em várias partes do mundo. Está previsto também um encontro de jornalistas internacionais especialistas na cobertura de temas ligados à paz e à cultura.

150 autoridades de vários países da Europa, Ásia e América, como Argentina, Grécia, Coréia, Bulgária, Chile, México, Peru, Filipina e Polônia, estão confirmadas. Na parte cultural, vários grupos folclóricos de países como Brasil, Canadá, México, Portugal, Chile e Peru irão realizar apresentações em escolas da cidade de Santos, dentro da 22ª. edição do BrasilFestInFolk/2009, também paralelo ao evento.

Podem participar professores, estudantes, representantes de entidades e interessados em geral. As inscrições são gratuitas. Outras informações podem ser obtidas no site www.abrasoffa.org.br.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas