Gaudium news > Igreja celebra hoje a festa de São Lourenço

Igreja celebra hoje a festa de São Lourenço

Cidade do Vaticano (Segunda, 10-08-2009, Gaudium Press) A Igreja celebra hoje, 10 de agosto, a festa de São Lourenço, diácono e mártir católico durante o Império Romano de Valério. São Lourenço foi morto no ano 258 durante a perseguição desencadeada pelo imperador romano.

O santo viveu no século III d.c., período do Império comandado pelo truculento Valério, que, buscando reforçar a unidade  romana em torno do culto pagão, desencadeia uma forte  perseguição anticristã.

Ao contrário de imperadores que o precederam, no entanto, Valério buscou ir aos líderes dos cristãos, ao invés de apenas perseguir fiéis e seguidores. Sob seu império, dois papas foram decapitados: Estevão I e Sixto II.

São Lourenço, como diácono, administra os bens da Igreja a serviço dos necessitados. Por isso, o então prefeito de Roma lhe ordena que entregue a ele os recursos de que dispõe, ao que o religioso lhe levou os portadores de deficiência, pobres, cegos, doentes, apresentando-lhe, assim, a “riqueza” da comunidade cristã. Todos os bens materiais o santo já havia entregue. Como resposta ao seu ato, foi queimado vivo.

Dois anos após o martírio de São Lourenço, Valério foi capturado pelos persas. O imperador romano morreu prisioneiro distante de Roma. São Lourenço, por sua vez, foi sepultado no Verano, o cemitério romano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas