Gaudium news > CNBB ministra cursos e passa orientações para 19 novos bispos do Brasil

CNBB ministra cursos e passa orientações para 19 novos bispos do Brasil

Brasília (Terça, 11-08-2009, Gaudium Press) Com o objetivo de conhecer a estrutura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e suas funções, os 19 bispos nomeados no país desde agosto de 2008 permanecem em Brasília até a próxima sexta-feira no 20º encontro com os novos bispos, iniciado ontem na sede da CNBB. A informação é da própria conferência.

As dez comissões episcopais que compõem a Conferência se apresentarão e mostrarão os trabalhos desenvolvidos na Igreja do Brasil e suas finalidades. De acordo com o bispo de Santarém (PA) e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias, o encontro também visa apoiar os bispos novos para a Missão.

“Sabemos que os desafios episcopais são grandes e queremos que os novos bispos saibam que não estão sozinhos e contam com o apoio de seus irmãos”, disse. O bispo afirmou também que o encontro é importante porque os novos bispos são fortalecidos para a caminhada.

“O encontro visa também fortalecer os laços dos irmãos bispos e da CNBB dando-lhes a certeza de que serão apoiados em desafios e necessidades a partir dos organismos da Conferência”.

Uma espécie de mini-curso também será ministrado, como em todas as edições. Nesta ocasião, os novos bispos vão estudar Teologia Episcopal que, segundo dom Esmeraldo, dará orientações sobre a responsabilidade do bispo com a liturgia na diocese, a dinamização do trabalho evangélico, a formação dos futuros padres e a animação vocacional. O padre Antônio José de Almeida será o orientador.

O subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Ademar Agostinho Sauthier, falará sobre as Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil (DGAE); o secretário geral da Conferência, dom Dimas Lara Barbosa, que, na abertura do evento, deu boas-vindas aos novos bispos em nome da presidência da CNBB, falará sobre as novas Diretrizes para a Formação dos Futuros Presbíteros; o tema ‘Liturgia’ será abordado pelo bispo diocesano de Crato (CE) e membro da Comissão Episcopal para a Liturgia, dom Fernando Panico.

Durante a estadia em Brasília os novos bispos também visitarão a Nunciatura Apostólica no Brasil, nesta quarta-feira (12) ocasião em que o núncio, dom Lorenzo Baldisseri, preside uma celebração eucarística e trará um conselheiro seu para dar orientações do Direito Canônico aos prelados. À noite, o representante do Papa Bento XVI oferece um jantar aos bispos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas