Gaudium news > Papa prega pelas vítimas de recentes desastres na Ásia

Papa prega pelas vítimas de recentes desastres na Ásia

Castel Gandolfo (Quarta, 12-08-2009, Gaudium Press) “Deus não é contra a nossa liberdade, mas espera a nossa resposta positiva”, falou o Papa Bento XVI na audiência geral desta quarta-feira, no pátio interno do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, residência de verão onde passa suas últimas semanas de férias. Na ocasião, recordou as vítimas de recentes desastres naturais na Ásia e falou sobre a Solenidade da Assunção da Virgem Maria, celebrada pela Igreja no próximo dia 15.

Em sua alocução, dirigida às centenas de fiéis presentes em Castel Gandolfo, o Papa afirmou que Deus não é contra a liberdade do homem, mas “Deus se faz independente pela liberdade, pelo ‘sim’ de uma criatura sua; espera este ‘sim'”. Na proximidade da Festa da Assunção, o pontífice recordou ainda São João, “filho querido” que com Maria estava sob a cruz durante a morte de Jesus, e como a relação do apóstolo com a Mãe de Deus deve ser exemplo também para os demais sacerdotes neste Ano Sacerdotal.

“Levar Maria consigo, significa introduzí-la no dinamismo da inteira e própria existência”, disse Bento XVI, e para isto cada sacerdote, especialmente no Ano Sacerdotal, “é chamado a confiar a sua vida, como o apóstolo João, à Virgem”.

Bento XVI também expressou sua “proximidade espiritual” para com as pessoas atingidas pelo tufão em Taiwan, nas Filipinas, em algumas províncias do sudeste da China e no Japão, onde ocorreu também um terremoto: “Desejo manifestar a minha proximidade espiritual a todos que se encontram em graves condições de privação e convido todos para que orem por eles e por todos que perderam a vida. Desejo que não lhes faltem o alívio da solidariedade e a ajuda do socorro material”.

Ao final da Audiência, após a oração do Pai Nosso em latim, o Santo Padre saudou os presentes em diversas línguas, como de hábito. Em espanhol, comentou:

“Queridos peregrinos de lengua española. Agradezco vuestra visita y os saludo muy cordialmente, en particular a los jóvenes de la Comunidad Misionera de Villaregia, venidos de Perú y México. Pido al Señor que la estancia en la sede de Pedro sea una ocasión para alentar el compromiso de ser verdaderos testigos del Evangelio en el mundo de hoy, como lo fueron los primeros Apóstoles que nos transmitieron con su palabra y su ejemplo de vida el mensaje salvador de Jesucristo.”

Pela segunda vez, a audiência geral da semana com os fiéis, nas férias do Papa, aconteceu em Castel Gandolfo. Como na semana passada, peregrinos – cerca de 400 – chegavam de Roma desde cedo para entrar no pátio e poder ver o pontífice de perto. Os que não puderam entrar, foram saudados e abençoados pelo Papa ao final do encontro da janela que dá para a praça central da cidade.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas