Gaudium news > Bento XVI enviou telegrama a Eunice Kennedy dias antes da morte da ativista social

Bento XVI enviou telegrama a Eunice Kennedy dias antes da morte da ativista social

Cidade do Vaticano (Quarta, 12-08-2009, Gaudium Press) Faleceu ontem aos 88 anos, em Boston, nos Estados Unidos, Eunice Kennedy Shriver, irmã do ex-presidente americano John Fitzgerald Kennedy e também sogra de Arnold Schwarzeneger, ex-ator e atual governador da Califórnia.

Eunice foi uma destacada defensora dos direitos dos deficientes físicos e mentais no mundo e ajudou a criar os Jogos Paraolímpicos, oficialmente institupidos em 1968, em Chicago. Internada com graves problemas de saúde em um hospital de Boston havia mais de dez dias, Eunice recebera poucos dias antes de morrer uma carta com votos de melhora e orações do Papa Bento XVI.

O telegrama foi enviado à americana pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarciso Bertone, com um agradecimento do Papa Bento XVI por todo o seu trabalho feito em prol da inserção dos deficientes na sociedade. Na ocasião, o Papa confiara-lhe também a sua prece.

Eunice Kennedy defendia fortemente o direito dos deficientes desde que por diversos anos cuidou ela mesma, sozinha, da irmã Rosemary, que sofria de problemas mentais.

Eunice nasceu em 10 de julho de 1921 em Brookline, Massachussets. Era a quinta dos nove filhos de Joseph P. e Rose Fitzgerald Kennedy, boa parte dos quais se enveredou anos mais tarde na política nacional. Eunice, no entanto, conseguiu se destacar e sair da sombra dos irmãos políticos mais famosos – John, Robert e Edward – como advogada, assitente social e fundadora dos Jogos Paraolímpicos, uma iniciativa que teve início em 1962, quando convidou crianças com deficiência para participarem de atividades recreativas em uma espécie de acampamento de verão – Camp Shriver – promovido em sua própria fazenda, em Maryland.

Em um evento em sua homenagem dois anos atrás, Eunice falou sobre a sua trajetória: “A maioria das pessoas acredita que eu passei toda a minha vida realmente interessada em apenas uma coisa, e essa coisa está funcionando para fazer do mundo um lugar melhor para pessoas com deficiências intelectuais”.

Eunice deixa marido, R Sargent Shirver, e cinco filhos – incluindo a esposa do governador Schwarzeneger, Maria – além de 19 netos e netas. Segundo a rede de tv americana CNN, todos estavam ao seu lado quando faleceu.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas