Gaudium news > Regularização da reforma agrária nas Filipinas teve participação da Igreja

Regularização da reforma agrária nas Filipinas teve participação da Igreja

Manila (Quarta, 12-08-2009, Gaudium Press) A Igreja Católica nas Filipinas considera que teve participação fundamental na mobilização da sociedade pela aprovação de uma lei em prol dos camponeses sem terra do país e pela ampliação da reforma agrária, cuja promulgação ocorreu no último dia 7, após assinatura da presidente Gloria Arroyo.

Segundo declarações da irmã Julie G. Macasieb, da Congregação das Irmãs da Providência, à agência de notícias AsiaNews. o ato que permitirá a milhões de agricultores pobres do país receber e trabalhar a terra para atender suas necessidades.

“O envolvimento da Igreja Católica na causa dos agricultores era uma questão de justiça social e parte da mudança da sociedade”. Sem as pressões realizadas pelos bispos e pelos ativistas católicos “os parlamentares não teriam tido nenhum interesse em ampliar a reforma agrária”, avalia a irmã, acrescentando que os bispos “continuarão a seguir de perto as modalidades de aplicação do decreto” a fim de que não se registrem irregularidades.

Dom Angel Lagdameo, presidente da Conferência Episcopal das Filipinas, confirma que a Igreja acompanhará de perto a aplicação das normas e dos recursos, para que os “cerca de 2 bilhões de euros previstos pelo governo sejam efetivamente distribuídos àqueles que necessitam”. Uma soma de dinheiro que servirá para a compra e distribuição da terra. Segundo o prelado a normativa garantirá “uma melhor qualidade de vida aos agricultores pobres”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas