Gaudium news > Na Índia, dalits cristãos são reconvertidos ao hinduísmo

Na Índia, dalits cristãos são reconvertidos ao hinduísmo

Índia (Quarta, 12-08-2009, Gaudium Press) Mais de 200 cristãos dalits – indianos fora de qualquer casta da sociedade – de um vilarejo próximo a Dindigul foram “reconvertidos” à religião hindu em uma cerimônia organizada na segunda-feira em Tamaraikulam pelo movimento radical Visha Hindu Parishad (VHP). As afirmações são de fontes próximas ao movimento VHP, informa a agência AsiaNews.

Na base do retorno para o hinduísmo – no passado, os dalits tinham abraçado o cristianismo – estaria a “marginalização” da comunidade cristã. Uma escolha que teria sido fortemente condicionada por razões de caráter econômico e social, legitimadas pelas leis indianas.

Padre Cosmon Arokiaraj, da Conferência Episcopal da Índia, explicou à agência que “é o próprio Estado que sustenta as discriminações cometidas contra os dalits cristãos” conforme estabelecido em uma lei constitucional que “impede os cidadãos de receberem os benefícios econômicos”. O terceiro parágrafo da Costitution Order de 1950, que trata das castas – mais conhecido como “disposição presidencial” -, estabelece ainda que “nenhuma pessoa que professe uma religião diferentemente do hinduísmo pode pertencer a uma casta”.

Restringido os benefícios a uma religião particular, a da maioria, em seu âmago discriminatória, toda a comunidade dalit “foi dividida com base na fé professada”. O sacerdote ressalta que “a ligação a uma casta ou a uma religião é considerada o ponto crucial da questão”. “O desenvolvimento econômico e a opressão social não podem seguir no mesmo passo”, precisa padre Cosmon Arokiaraj.

“Excluir uma parte, os dalits, do processo de desenvolvimento somente porque são cristãos, será um freio ao progresso e um estigma que marcará toda a nação”, protesta o religioso.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas