Gaudium news > Bispo de diocese do norte da Colômbia pede ajuda ao governo local para conter escalada da violência

Bispo de diocese do norte da Colômbia pede ajuda ao governo local para conter escalada da violência

Montería (Quarta, 12-08-2009, Gaudium Press) A escalada da violência no departamento de Córdoba fez o bispo da diocese de Montería, capital do departamento, pedir ao governo local e às autoridades policiais que consigam um canal de diálogo com os grupos protagonistas dessas ações – supostamente as guerrilhas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e ELN (Exército de Libertação Nacional).

Monsenhor Julio Cesar Vidal pediu que o povo e as autoridades ‘não baixem a guarda’ e tentem garantir o bem-estar dos cidadãos do departamento e da Colômbia.

Vítimas

A procuradoria geral colombiana entregou no final do mês de março em três cerimônias solenes os restos mortais de 112 pessoas assassinadas por grupos paramilitares ou guerrilheiros no norte e noroeste do país, após dois anos de trabalho para identificar os corpos, informou o portal G1.

As cerimônias aconteceram nas cidades de Santa Marta, Montería e Medellín, três das mais afetadas pela violência. Presente em uma das cerimônias, o procurador geral Mario Iguarán disse que a entrega dos restos às famílias põem em destaque “o horrível genocídio que significa o conflito armado na Colômbia”.

Segundo o diário ‘El Universal’ a Secretaria do Interior do governo de Córdoba deu no final de julho assistência para cerca de 640 pessoas vitimadas pela violência na região. Elas também receberam dinheiro do presidente Alvaro Uribe.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas