Gaudium news > Episcopado chileno almoça com presidente para discutir indulto do bicentenario da independência

Episcopado chileno almoça com presidente para discutir indulto do bicentenario da independência

Santiago (Quinta, 13-08-2009, Gaudium Press) O comitê permanente da Conferência Episcopal do Chile (CECh) almoçou ontem com a presidente da República Michelle Bachelet, no Palácio de la Moneda, e explicou a ela os motivos da solicitação da aplicação de um indulto aos detentos para as comemorações do bicentenário da independência do país – em 18 de setembro de 2010.

“Manifestamos o interesse da Igreja porque esta importante data é uma ocasião propícia para que possamos refletir, como sociedade chilena, sobre os grandes valores que marcam nossa convivência, princípios que constituem o que o cardeal Raúl Silva Henríquez chama de ‘alma do Chile'”, disse monsenhor Goic.

Depois da reunião, o prelado disse à imprensa que ficou ‘agradecido pelo convite da presidência’ e entregou à mandatária os fundamentos oficiais do pedido de indulto, que deve ser entregue oficialmente ao Congresso e ao Executivo no próximo dia 20.

Participaram do evento o presidente da CECh e bispo de Rancagua, monsenhor Alejandro Goic, o secretário geral da conferência e bispo auxiliar de Valparaíso, monsenhor Santiago Silva, o arcebispo de Santiago, cardeal Francisco Javier Errázuriz, e o arcebispo de Concepción, monsenhor Ricardo Ezzati.

A comitiva da presidente era formada pelo ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma, o secretário geral da presidência, José Antonio Viera-Gallo, a porta-voz do governo, ministra Carolina Tohá, e o subsecretario geral do governo, Edgardo Riveros.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas