Gaudium news > CNBB cria Grupo de Trabalho para desenvolver ações contra o trabalho escravo no país

CNBB cria Grupo de Trabalho para desenvolver ações contra o trabalho escravo no país

Brasília (Quinta, 13-08-2009, Gaudium Press) A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) formou nesta terça-feira (11) um Grupo de Trabalho (GT) para estudar e desenvolver ações contra o trabalho escravo no Brasil, informa o site da CNBB. O grupo será ligado à Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB.

Patrícia Audi, coordenadora nacional do projeto Combate ao Trabalho Escravo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), vai coordenar o grupo. Ela vai trabalhar em parceria com o assessor da Pastoral Afrobrasileira da CNBB, padre Ari Antônio dos Reis.

14 entidades compareceram , atendendo ao chamado de dom Dimas Lara Barbosa (secretário geral da CNBB), à sede da Conferência, em Brasília para refletir sobre o trabalho escravo. Segundo dom Dimas já há um trabalho sendo realizado pelo setor Pastorais da Mobilidade Humana da CNBB.

“O importante é que possamos definir como ajudar, enquanto Igreja, a combater o trabalho escravo na Amazônia. Podemos fortalecer as comunidades para que essas pessoas expostas à escravidão se conscientizem do perigo em se tornarem escravos, pois este crime [escravidão] anda ligado com outros dois, prostituição e exploração sexual”.

Para Patrícia Audi é importante que a CNBB entre nesse debate. Segundo ela, o trabalho escravo foi esquecido pelo Governo Federal, e hoje o Brasil é visto pela comunidade internacional como país escravagista.

“Devemos focar as nossas ações e os nossos trabalhos na prevenção do trabalho escravo, e utilizar a influência da Igreja Católica como um método para alertar esses indivíduos do risco em se tornar escravo”, destacou.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas