Gaudium news > Belo Horizonte promove celebrações em homenagem à padroeira da cidade neste sábado

Belo Horizonte promove celebrações em homenagem à padroeira da cidade neste sábado

Belo Horizonte (Sexta, 14-08-2009, Gaudium Press) A arquidiocese e a cidade de Belo Horizonte celebram neste sábado (15)uma das mais importantes festas litúrgicas da cidade: a festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da cidade a pedido de dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, que foi aceito pelo papa Pio XII. É a 21ª celebração do jubileu da santa.

A partir das 16h, o público e os fiéis se concentram na praça Rio Branco , tradicional local de encontro dos devotos. A recitação coletiva do terço será às 16h30, meia hora antes do início da procissão, rumo à catedral da Boa Viagem. Às 17h30 a imagem da padroeira chega à frente da paróquia São José, de onde segue para a catedral. São esperadas mais de 15 mil pessoas.

Com a chegada da imagem e dos fiéis começa a celebração eucarística presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, fechando o dia de comemorações.

O dia da Assunção de Nossa Senhora da Boa Viagem, 15 de agosto, é feriado municipal na cidade.

Nossa Senhora da Boa Viagem

Detentores da mais poderosa frota naval do século XVI, os portugueses precisavam de apoio e alento em suas navegações, voltando toda sua devoção à Nossa Senhora de Boa Viagem. Colônia portuguesa, o Brasil logo desenvolveu sua devoção pela santa, primeiro em cidades praianas e depois, curiosamente, na cidade de Belo Horizonte, bem distante do mar.

Todos os anos algumas cidades portuguesas promovem celebrações à santa entre os dias 15 e 18 de agosto. O mais antigo santuário dedicado à Nossa Senhora de Boa Viagem fica próximo de Lisboa.

Igreja Matriz da Boa Viagem

A Igreja Matriz da Boa Viagem, de Curral de El-Rey, era o centro de um antigo arraial que foi desmanchado para a construção de Belo Horizonte, no século XVIII.

Em Curral de El-Rey foi erguida, nos primeiros anos, uma primitiva capela dedicada a Nossa Senhora da Boa Viagem, assim chamada porque homenageava a protetora dos tropeiros e viajantes, que tinham o local como um posto de descanso para as viagens.

Esta capela foi demolida por volta do ano de 1755, cedendo lugar a uma imponente igreja matriz, que foi completamente terminada somente em 1793, cerca de quarenta anos após o início das obras.

O edifício desta matriz sofreu significativas alterações após a inauguração da nova capital de Minas Gerais, tendo sido finalmente demolido em 1932.

A atual catedral da Boa Viagem foi construída sobre os escombros da antiga Matriz, atendendo ao traçado urbano da nova cidade. Em estilo neo-gótico a catedral atual é um templo pequeno, cuja nave, em tamanho, se compara à da antiga Matriz.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas