Gaudium news > Novo arcebispo de Olinda e Recife toma posse canônica neste domingo

Novo arcebispo de Olinda e Recife toma posse canônica neste domingo

Recife (Sábado, 15-08-2009, Gaudium Press) Nomeado pelo Papa Bento XVI no início de julho para a arquidiocese de Recife e Olinda, o arcebispo Antônio Fernando Saburido participa da cerimônia de posse canônica neste domingo, a partir das 16h, na praça do Marco Zero, na capital pernambucana.

O prelado chega para substituir o monsenhor José Cardoso Sobrinho, que saiu por motivo de idade embora tenha se envolvido com um fato polêmico no início do ano. Na ocasião, o arcebispo anunciou a excomunhão dos médicos e da família de uma jovem de 9 anos que passou por uma cirurgia de aborto após engravidar do padrasto.

A excomunhão é automática em casos de aborto, de acordo com o Código de Direito Canônico.

Biografia

Monsenhor Antônio Fernando Saburido nasceu no dia 10 de junho, em 1947, em Cabo de Santo Agostinho, arquidiocese de Olinda e Recife. Estudou no seminário menor “Imaculada Conceição”, em Várzea. Quando ainda estava no colégio estadual “Oliveira Lima”, entrou para o monastério beneditino de Olinda, onde frequentou os cursos de Filosofia e Teologia.

Em 21 de março de 1978 emitiu a profissão religiosa como membro da Ordem de São Bento e em 17 de dezembro de 1983 foi ordenado sacerdote. Foi eleito bispo titular de Tacia Montana e auxiliar de Olinda e Recife em 31 de maio de 2000 e consagrado no dia 20 de agosto do mesmo ano. Foi presidente da Regional “Nordeste II” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e desde 2005 era bispo de Sobral (CE).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas