Gaudium news > No Ângelus da Assunção, Bento XVI pede a fiéis que abram o coração para Deus

No Ângelus da Assunção, Bento XVI pede a fiéis que abram o coração para Deus

Castel Gandolfo (Segunda, 17-08-2009, Gaudium Press) “A cada um de nós Deus pede que o acolhamos, que lhe coloquemos a disposição o nosso coração e o nosso corpo e toda a nossa existência” – a exemplo da Virgem Maria, cuja Assunção foi celebrada pela Igreja neste sábado, o Papa, no Ângelus deste domingo, pediu aos fiéis que abrissem sua vida a Deus.

Como em cada domingo de verão quando o Santo Padre se encontra em férias em Castel Gandolfo, o Ângelus de ontem transcorreu no pátio interno do Palácio Apostólico. O último fim-de-semana foi intenso para o Papa, que por três vezes teve encontros com os fiéis, duas ao Ângelus e uma na Missa.

“Maria assomou aos céus no lugar do qual o seu filho havia ‘descido’ – observou, usando expressões bíblicas para comentar a Festa da Assunção da Virgem Maria e o trecho do Evangelho lido hoje durante a Missa na igreja. Na figura da Virgem e de Jesus, afirma Bento XVI, ocorre “uma espécie de troca, na qual Deus tem sempre plena iniciativa, mas, de certa forma, precisa de Maria para preparar a matéria do seu sacrifício: o corpo e o sangue, a serem oferecidos na Cruz como instrumento de vida eterna e, no sacramento da Eucaristia, como comida e bebida espirituais”.

Entre os peregrinos que foram prestigiar a oração do Ângelus e a fala que a precede havia também um grande grupo do Brasil, com numerosas bandeiras do país. O Santo Padre cumprimentou assim os fiéis brasileiros: “Saúdo os jovens brasileiros da Comunidade Missionária Villareggia e demais peregrinos de língua portuguesa que quiseram participar neste momento diário de louvor e gratidão ao Verbo divino, que Se fez homem no seio da Virgem Maria para ficar conosco todos os dias até ao fim do mundo. Deixai Cristo tomar posse da vossa vida, para serdes cada vez mais vida e presença de Cristo!”

Em espanhol, aos fiéis, disse: “Saludo con afecto a los peregrinos de lengua española presentes en esta oración mariana y a quienes se unen a ella a través de la radio y la televisión. Que la contemplación continua del misterio de Cristo acreciente en nosotros el amor a sus preceptos y la esperanza en sus promesas, para que nuestro corazón no se deje vencer por las dificultades cotidianas sino que esté anclado en la fe en el Hijo de Dios que tiene “palabras de vida eterna”. Muchas gracias y feliz domingo.”

Ontem foi o último dia de um feriado prolongado italiano, um dos mais longos no ano, chamado “ferragosto”, quando de 14 a 16 de agosto os italianos fazem uma pequena pausa. Por isso, excepcionalmente nesse domingo não havia muitos fiéis em Castel Gandolfo e a maioria dos presentes era de estrangeiros.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas