Gaudium news > Cardeal Bertone celebra seu onomástico na solenidade da Assunção

Cardeal Bertone celebra seu onomástico na solenidade da Assunção

Castel Gandolfo (Segunda, 17-08-2009, Gaudium Press) “A música ajuda a resolver também problemas existenciais”. Assim comentou o cardeal Tarciso Bertone, secretário de Estado do vaticano, ao acompanhar dos jardins de Castel Gandolfo um concerto em homenagem ao seu onomástico – quando se celebra o dia de um santo de quem se é homônimo. No último sábado, além da Assunção da Virgem Maria, a Igreja celebrou São Tarcísio.

O mesmo coro masculino do Liceu dos Salesianos de Lutomiersk, da Polônia, que cantou durante a Missa da Assunção presidida por Bento XVI na igreja paroquial de Castel Gandolfo, fez uma homenagem pela manhã ao secretário de Estado do Vaticano. Acompanhava o coro tocando algumas marchas a Orquestra do Liceu.

O convite para a apresentação do coro foi um pequeno presente dos poloneses, idealizado pelo pároco de Casteal Gandolfo, don Waldemar Niedziolka, também polonês, ao Santo Padre. Os jovens que se encontram em Castel Gandolfo por poucos dias também estão em férias, já que o ano escolar na Polônia começa apenas em 1º de setembro. Os estudantes tiveram também a rara oportunidade de visitar os Jardins de Castel Gandolfo que normalmente são fechados ao público. Além disso, Bento XVI pediu pessoalmente aos poloneses para tocarem para ele durante o Ângelus do domingo.

Assim como o Papa, o cardeal Bertone vem de uma família com tradição musical e também sabe tocar piano.
O Coro e a Orquestra do Liceu Musical dos Salesianos em Lutomiersk foram fundados por dom Kazimierz Dabrowski, que completou seus estudos musicais na prestigiosa Academia da Música de Bydgoszcz, também na Polônia.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas