Gaudium news > Maringá sedia encontro com agentes de comunicação e jornalistas

Maringá sedia encontro com agentes de comunicação e jornalistas

Maringá – Paraná (Sexta-Feira, 04/09/2015, Gaudium Press) A cidade de Maringá sediou o 5º Encontro dos Coordenadores Diocesanos da Pastoral da Comunicação (Pascom) e o 1º Encontro de Jornalistas das Dioceses, Pastorais e Organismos da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Regional Sul 2, que abrange todo o Estado do Paraná. O evento reuniu um grupo de 36 jornalistas e agentes da Pascom.

A atividade proporcionou aos comunicadores a chance de conversar, trocar ideias e experiências, participar de palestras e alinhar novas propostas que nortearão os trabalhos de comunicação da região. Reunidos no no Recanto Pascal, um espaço que pertence às Irmãs da Congregação de São Carlos de Lyon, os participantes puderam refletir sobre a “Globalização e regionalismo: As estratégias da comunicação com uso das ferramentas do marketing e do Facebook”.

A palestra em questão foi proferida pela jornalista e professora Alexandra Fante, que é doutoranda em comunicação na linha de Inovações Tecnológicas na Comunicação Contemporânea pela Universidade Metodista de São Paulo, mestre em comunicação na linha de Comunicação Midiática nas Interações Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo e especialista em Comunicação e Educação.

A jornalista salientou que nem sempre a forma e o conteúdo com os quais as pessoas tentam se comunicar são eficientes, pois há que se ter muito cuidado com a maneira com que se diz as coisas e quais os meios empregados para que a mensagem chegue até o interlocutor e possa surtir o efeito esperado. Ela ainda explicou as diferenças entre as gerações, com destaque para as facilidades e as dificuldades com que estes grupos de pessoas lidam com as ferramentas de comunicação existentes hoje.

Por sua vez, o profissional de comunicação Jorge Teles, que é coordenador da Pascom, falou sobre a preparação do 1º Muticom do Regional Sul 2, que será realizado de 23 a 25 de outubro, em Guarapuava.

Durante o encontro, o Bispo da Diocese de Guarapuava e Bispo Referencial da Pascom no Regional Sul 2, Dom Antônio Wagner da Silva, proferiu algumas palavras e ressaltou que a Igreja caminha a passos largos na comunicação. “Tivemos uma abertura muito grande em se tratando das comunicações na Igreja. A abertura de novas expectativas possibilita que haja mais interesse por parte dos comunicadores em buscar mais, em saber mais. Isto é importantíssimo. Há uma sede pela boa comunicação e isto é fantástico”, avaliou o Prelado.

Além disso, o Bispo mencionou também a importância do rádio na evangelização, que possui uma poderosa força missionária e evangelizadora. Segundo ele, as mensagens que seriam ouvidas por dezenas ou, no máximo por centenas em um local fechado, através do rádio, ganham força, rompem barreiras e atingem aos milhares, ao mesmo tempo.

Houve ainda um momento de avaliação da caminhada e partilha entres as Pastorais de Comunicação. Conforme análise dos participantes, a inclusão dos jornalistas das Dioceses, Pastorais e Organismos do Paraná no encontro enriqueceu e fortalecerá mais a caminhada da comunicação da Igreja no Estado.

Para o ano que vem, pelo menos um evento já foi definido: o 6º Encontro dos Coordenadores Diocesanos da Pascom e o 2º Encontro de Jornalistas das Dioceses, Pastorais e Organismos da CNBB Regional Sul 2, que acontecerá na Diocese de Umuarama, nos dias 27 e 28 de fevereiro, com o tema “A Espiritualidade do Comunicador (e na comunicação)”. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas