Gaudium news > “Ecclesia Dei” lança DVD com orientações sobre a Missa Tridentina

“Ecclesia Dei” lança DVD com orientações sobre a Missa Tridentina

Cidade do Vaticano (Segunda, 17-08-2009, Gaudium Press) A Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei”, fundada em 1988 para contatos com membros da Fraternidade São Pio X, lançou na semana passada dois DVDs com instruções sobre como celebrar a Missa Tridentina.

Segundo a Comissão, o filme pretende ajudar os fiéis e os padres a se prepararem e conhecerem a liturgia da forma extraordinária do rito latino, segundo o Missal Romano de 1962. Os DVDs contêm explicações dos detalhes da cerimônia, dos gestos e orientações missais para celebrantes da Missa no rito tridentino. As instruções estarão em quatro línguas: italiano, inglês, espanhol e francês.

Nos DVDs há também trechos de uma missa presidida pelo cardeal Darío Castrillòna Hoyosa, então presidente da Pontifícia Comissão, na Basílica de Santa Maria Maior em Roma, gravada em 2003.

Para a Ecclesia Dei, o material busca ser a primeira contribuição concreta da Santa Sé para o desenvolvimento dos desejos do Papa contidos na Summorum Pontificum. Em 2007, Bento XVI permitiu por meio do motu próprio (documento eclesial que contém decisões do pontífice) “Summorum Pontificum” a volta das celebrações da missa em rito tridentino.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas