Gaudium news > Principal jornal arquidiocesano em Natal completa 80 anos

Principal jornal arquidiocesano em Natal completa 80 anos

Natal – Rio Grande do Norte (Terça-feira, 09-09-2015, Gaudium Press) O principal jornal arquidiocesano de Natal, no Rio Grande do Norte, “A Ordem”, comemorou no último mês de julho seus 80 anos de fundação. Contudo, a data será festejada pelos fiéis nesta quarta-feira, 9 de setembro, às 19h30, na Academia Norte riograndense de Letras, no bairro de Petrópolis.

Neste dia, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, fará um pronunciamento em homenagem ao veículo de comunicação arquidiocesano, assim como todas as pessoas que fizeram parte da história do periódico impresso.

O jornalista do Correio Braziliense, Diego Amorim, também estará presente ministrando a palestra “Presente e o futuro do jornal impresso”.

A solenidade, aberta aos sacerdotes, diáconos, religiosos, autoridades, agentes da Pastoral da Comunicação, abrigará ainda profissionais e estudantes de comunicação social, além da comunidade em geral.

Jornal “A Ordem”

Gaudium Press.pngCriado em meio ao contexto pós Primeira Guerra Mundial, o jornal “A Ordem” se estabeleceu graças ao fortalecimento do catolicismo na região e pela preocupação da Igreja do Rio Grande do Norte nas causas sociais.

Logo em sua primeira edição, a direção do veículo explicou o intuito do título:

“Ordem é hierarquia e é disciplina. É respeito e é autoridade. É amor sadio e é fraternidade. É, numa palavra, cumprimento exato de deveres, virtudes essas que faltam à civilização atual, cujo senso do divino, meta insubstituível da vida, se foi amortecendo a partir do Renascimento”.

O primeiro exemplar foi publicado em 14 de julho de 1935, sendo de responsabilidade da Congregação Mariana. Desde então, o periódico teve sua trajetória dividida em três fases: 1935 a 1953, 1960 a 1967 e a terceira com início em 1999 até os tempos atuais.

Hoje, o jornal possui circulação semanal, contando com 1,4 mil exemplares, sendo distribuído nas paróquias por meio de assinaturas.

O veículo ainda conta com sua versão digitalizada, disponibilizada todas as segundas-feiras no site da Arquidiocese de Natal. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Natal

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas