Gaudium news > Um novo órgão para o Memorial de Moisés no Monte Nebo, Jordânia

Um novo órgão para o Memorial de Moisés no Monte Nebo, Jordânia

Redação (Quarta-feira, 16-09-2015, Gaudium Press) É pequeno, fácil de transportar e muito sonoro, assim é o órgão que recentemente foi doado à igreja Memorial de Moisés no Monte Nebo, Jordânia, lugar onde segundo a tradição Moisés contemplou a Terra Prometida.

Um novo órgão para o Memorial de Moisés no Monte Nebo, Jordânia 1.jpg

O órgão é uma preciosa obra artesanal do organista Piccini de Pisa, Itália, doada por um benfeitor à Custódia da Terra Santa, para que se utilize nas solenes liturgias que se celebrem no Memorial de Moisés, convertendo-se no único órgão de tubos de toda Jordânia.

O instrumento artesanal iniciou seu caminho rumo ao Monte Nebo desde Pisa, onde no dia 22 de agosto foi abençoado durante uma Celebração Eucarística presidida por Dom Marún Laham, Bispo de Amã e Vigário Patriarcal para Jordânia, na Basílica de São Pedro de Grado. Os promotores desta iniciativa escolheram este lugar para a bênção do órgão porque é ali onde, segundo a tradição, São Pedro desembarcou na Itália.

Durante a homilia, Dom Laham falou sobre a Jordânia e a importância do Monte Nebo, recordando que também fazem parte da Terra Santa, para assim explicar o grande significado do presente que recebeu a igreja Memorial de Moisés que é “o primeiro santuário importante da Jordânia”.

A Santa Missa de bênção também contou com a presença do Arcebispo de Pisa, Dom Giovanni Paolo Benotto, que destacou a importância do som do órgão em uma liturgia; som que desde o Santuário do Monte Nebo se expandirá pela Terra Santa.

Terra Santa Organ Festival 2015

O órgão será protagonista do ‘Terra Sancta Organ Festival 2015’, evento organizado pela Custódia da Terra Santa, que começará no próximo dia 18 de setembro e será levado a cabo até o dia 30 de outubro nos lugares mais significativos da vida de Jesus Cristo, como destaca nota de imprensa publicada em custodia.org:

“A característica especial do ‘Terra Sancta Organ Festival’ é que ocorre nas igrejas e santuários da Terra Santa e nos lugares onde os frades franciscanos da Custódia da Terra Santa estiveram presentes durante séculos”.

Além da relevância cultural do festival, este também tem por finalidade dar-lhe maior visibilidade internacional ao trabalho que realiza a Custódia da Terra Santa; além disso tem um propósito solidário, já que com as apresentações se apoia às comunidades cristãs do Oriente Médio.

A Custódia da Terra Santa é uma província da Ordem Franciscana, ela tem a cargo a missão de custodiar os lugares santos da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Um novo órgão para o Memorial de Moisés no Monte Nebo, Jordânia 2.jpg

“Custodias os Santos Lugares é algo muito concreto: animar os Santos Lugares com a liturgia para os peregrinos e para as igrejas locais, acolher aos peregrinos que vem de todas as partes do mundo para rezar e descansar nestes lugares, e manter as estruturas destes lugares para que funcionem corretamente (…) Junto aos Santos Lugares vivem comunidades cristãs locais. As comunidades locais estão constituídas por paróquias de diversos ritos e tradições católicas (ocidentais e orientais). Nós, os franciscanos atendemos as paróquias que tem seu centro e sede nos Santos Lugares”, explicam os franciscanos custódios da Terra Santa. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas