Gaudium news > Artista japonês descobre a Fé ao replicar obras do Beato Angélico e outros artistas sacros

Artista japonês descobre a Fé ao replicar obras do Beato Angélico e outros artistas sacros

Florença – Itália (Quarta-feira, 16-09-2015, Gaudium Press) A Via da Beleza foi proposta em várias oportunidades como um dos caminhos mais importantes da Nova Evangelização, por sua faculdade de chegar ao espírito de pessoas que não tiveram contato com a Fé e prepará-las para a contemplação dos mistérios de Deus. Um caso muito característico desta via de evangelização é o de Osamu Tanimoto, um artista japonês que chegou ao conhecimento da Fé e a conversão pessoal através da porta de entrada da arte sacra católica, em particular a obra do Beato Angélico.

Artista japonês descobre a Fé ao replicar obras do Beato Angélico e outros artistas sacros.jpg

Tanimoto relatou sua experiência a Regina Magazine, uma revista católica de língua inglesa, e descreveu como a arte lhe deu a conhecer uma realidade que havia estado ausente por completo em sua vida. “Era totalmente alheio ao cristianismo”, assegurou. “A cristandade não é algo grande no Japão. Acima de tudo a sociedade é muito secularizada. A gente simplesmente não ouve falar de Jesus em Tóquio”. Para o artista, sua ignorância completa da Fé lhe fazia completamente indiferente à religião, ainda que descreveu que ajudou em seu caminho não ter tido prejuízos.

“Escolhi Florença (como lugar de estudo da arte) porque estava atraído pela harmonia que tem as pinturas do Renascimento”, explicou. “Depois de que copiei pinturas de Rafael e Fra Angélico, cheguei a entender que não era na realidade a técnica o que fazia essas pinturas belas, mas a espiritualidade por trás dessas obras”. Esta conclusão, fruto da admiração das obras mestras da arte sacra que estudava, lhe motivou a indagar sobre a doutrina da Igreja Católica.

O que o artista descobriu, literalmente mudou sua vida. “O que era extraordinário e me manteve aceso foi o mistério da Ressurreição. Qualquer sofrimento vale a pena ser suportado e não deveria fazer perder a esperança se tenho Fé nEle (Jesus Cristo)”, declarou. “Para mim, isto virou o mundo ao revés”. Tanimoto descobriu que várias doutrinas da Igreja eram contrárias aos critérios dominantes do mundo, mas “no profundo do coração, sabia que eram corretas”, indicou.

“A arte cristã foi minha entrada aos mistérios. Tocou meu coração e elevou minha alma com sua harmonia”, relatou. “Aos poucos vi as imagens do Evangelho primeiro e então entendi a história. Depois li a passagem”. A experiência de Fé de Osamu Tanimoto se expressa em suas próprias obras após viver seis anos de seu caminho de descobrimento da Igreja. Obras como “O retorno do Filho Pródigo”, a “Ressurreição da filha de Jairo” e “A Procissão do Domingo de Ramos 2015”, se exibirão no Claustro de La Santissima Annunziata em Florença, no mês de novembro, coincidindo com a visita programada do Papa Francisco à cidade italiana. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas