Gaudium news > Turismo religioso na Espanha gera impacto econômico de 187 milhões de euros

Turismo religioso na Espanha gera impacto econômico de 187 milhões de euros

Zaragoza – Espanha (Quinta-feira, 17-09-2015, Gaudium Press) Aragão é uma das comunidades espanholas com mais peso quando se refere à recepção de turistas religiosos. A Rota Mariana (El Pilar e Torreciudad), a Semana Santa de Zaragoza ou a do Baixo Aragão, o Caminho de Santiago e os Corporais de Daroca são grandes dinamizadores deste tipo de turismo. As visitas a estes lugares, itinerários e celebrações de origem religiosa reportam cerca de 187 milhões de euros.

Turismo religioso na Espanha gera impacto econômico de 187 milhões de euros.jpg

É uma realidade que a Espanha é um país com grande patrimônio religioso ao qual se somam grande número de festas, tradições e celebrações de origem sagrada, muitas delas declaradas de Interesse Turístico Nacional e Internacional. Tudo isso tem como resultante um produto específico e concreto que há tempos se converteu em um acordo importante, um atrativo que sem dúvida atrai a milhares de pessoas. Em Aragão, este fato se faz evidente e o peso que o Turismo Religioso tem nesta comunidade é mais importante do que se crê.

Assim se desprende de um estudo realizado pela consultora de turismo Aradex, na qual a chegada de centenas de milhares de pessoas que visitam os lugares de Fé da geografia aragonesa ou participam nas celebrações de origem eclesiástica gera um impacto econômico de 187 milhões de euros anuais. Alojamento, restauração, agências de viagens receptoras, transportes públicos, aluguel de veículos, comércios minoristas e empresas de serviços lúdicos e culturais são setores nos quais diretamente repercute a chegada deste tipo de turista.

Apesar de ter que se diferenciar entre a figura do peregrino propriamente dito (a motivação da viagem é exclusivamente religiosa) e a do turista religioso (a motivação se baseia no binômio cultura-religião), ambos perfis respondem ao que se denomina de maneira global ‘Turista Religioso’. Uns e outros se aproximam a cada ano às diferentes propostas espirituais ou sagradas que Aragão oferece dentro de sua ampla e variada oferta neste segmento turístico. Em concreto, os Santuários do Pilar e Torreciudad, integrantes da Rota Mariana, receberam ao longo do ano passado 1.100.000 turistas religiosos (peregrinos e turistas religiosos). A estadia média destes viajantes em Zaragoza foi de 1,68 dias e de 2,77 no ambiente de Torreciudad e o gasto médio diário se situou em 45,9 euros.

Segundo Aradex, o gasto direto produzido pelos turistas que visitaram por motivos religiosos Aragão alcançou a cifra de 105 milhões de euros, o indireto foi de 44 milhões de euros (por cada euro gerado pelo gasto direto se ativam outros ramos produtivos por um valor equivalente a 1,42 euros) e o induzido ou impacto no PIB dos trabalhadores do setor turístico alcançou um resultado de 38 milhões de euros.

Este estudo apresente o Turismo Religioso em suas diferentes manifestações, chave muitas vezes para conhecer a história e tradições de um lugar com Aragão, sua capacidade para gerar atividade econômica e ressalta seu importante papel dentro do setor turístico em geral. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas