Gaudium news > Cardeal realiza abertura oficial de Seminário de Comunicação no Rio

Cardeal realiza abertura oficial de Seminário de Comunicação no Rio

Rio de Janeiro (Sexta-feira, 18-09-2015, Gaudium Press) A segunda edição do Seminário de Comunicação para Padres, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, é vista como uma iniciativa da Arquidiocese a serviço da Igreja no Brasil.

Dom-Orani-3.jpg

A temática deste ano baseia-se na mensagem do Papa São João Paulo II para o 25º Dia Mundial das Comunicações Sociais em 1991: “Os meios de comunicação para a unidade e o progresso da família humana”.

A abertura oficial deste evento foi realizada pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que não deixou de ressaltar a importância do seminário, uma vez que o “o pedido de uma formação para o clero em comunicação sempre foi uma cobrança insistente”.

“Durante a época da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), tivemos um treinamento de mídia training para nossos padres, proporcionado pela PUC-Rio. Além das orientações dos cursos anteriores e do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, essa experiência foi muito positiva e, por isso, tínhamos uma cobrança de novos cursos para o clero”.

Segundo Dom Orani, de início estava sendo analisado a criação de um curso para arquidiocese, contudo, as ideias se estenderam para o campo regional, e por fim, em âmbito nacional. “Isso vem de nossa responsabilidade adquirida com o Curso para os Bispos, que há 25 edições acontece sempre aqui mesmo no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, quase sempre na última semana de janeiro”.

O purpurado destacou ainda o trabalho do Padre Arnaldo Rodrigues da Silva, que atualmente ministra o curso de comunicação institucional em Roma, e que, inclusive, foi quem fez o pedido a igreja carioca para iniciar um curso nesse sentido, no ano de 2014. “A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro teve a iniciativa de preparar o primeiro Seminário de Comunicação para Padres de todo o Brasil. A pedido dos padres presentes no evento, resolvemos realizar anualmente o seminário. Este segundo seminário é resultado de toda essa caminhada”, disse.

O Cardeal Orani lembrou também que esses resultados motivara a Arquidiocese do Rio “a prosseguir uma semeadura, que vem nos oferecendo frutos mais próximos e, ao mesmo tempo, prepara colheitas futuras, que certamente não deixarão de se manifestar nas decisões e atividades dos participantes”.

“O objetivo deste seminário é justamente nos oferecer subsídios para isso. Entretanto, nada substitui ou supera o mais básico e fundamental meio de abordagem ao nosso interlocutor, que o próprio Jesus utilizou no anúncio do Reino: o testemunho, que brota da frequência à oração e se expressa na pregação da palavra e na vida cotidiana”, acrescentou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas