Gaudium news > Flores da Cunha festeja Nossa Senhora de Fátima no Eremitério de Frei Salvador

Flores da Cunha festeja Nossa Senhora de Fátima no Eremitério de Frei Salvador

Flores da Cunha – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 18/09/2015, Gaudium Press) A cidade de Flores da Cunha, no Estado do Rio Grande do Sul, promoverá neste próximo domingo, dia 20 de setembro, a festa em honra a Nossa Senhora de Fátima, no Eremitério Frei Salvador. Em vista do Sínodo sobre a Família, que ocorrerá no mês de outubro, o tema da festividade será “Frei Salvador e a Família”.

Ontem, dia 17, teve início o tríduo preparatório, na Igreja Matriz, com o tema “Relações Familiares”. Hoje, dia 18, às 16h, a temática abordada no tríduo será “A oração em Família”. No fim da celebração haverá a benção da saúde. No último encontro do tríduo, no dia 19, às 18h, a reflexão será “Participação da Família na Igreja”. É importante ressaltar que todos os assuntos são relacionados às práticas de vida de Frei Salvador.

No dia da festa, no domingo, dia 20, a celebração solene será realizada às 10h30, no Eremitério Frei Salvador, seguida por uma procissão motorizada até a Igreja Matriz. Ao meio-dia, será servido o almoço típico colonial, no salão paroquial de Flores da Cunha.

Frei Salvador

Hermínio Pinzetta, nasceu em 29 de julho de 1911, natural de Evangelista, município de Casca, no Rio Grande do Sul. Desde criança foi um cristão exemplar, rezava, participava das missas todos os domingos e trabalhava na roça. Aos 32 anos, o pároco da sua comunidade, por avaliar que o rapaz tinha vocação religiosa sugeriu que entrasse para o Seminário dos Freis Capuchinhos, em Marau.

Ele teve passagens breves por Flores da Cunha e Garibaldi, retornando já como Leigo Professo da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos para o Convento de Flores da Cunha, em 1948, onde permaneceu até o fim da vida, em 31 de maio de 1972. Levava uma vida humilde e tinha como principais características a fé, caridade, oração e trabalho.

Era conhecido por distribuir sementes e mudas para os vizinhos e conhecidos da cidade. No interior, era aguardado com expectativa na época da colheita da uva, pois costumava passar na colônia com uma carreta para apanhar uvas para a produção do vinho, que ele próprio ajudava a produzir, para ser consumido nas missas.

Eremitério de Frei Salvador

O Eremitério de Frei Salvador, em meio à natureza, era o local que ele costumava rezar todos os dias diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima. O local recebeu várias melhorias, entre elas, a cobertura da imagem de Nossa Senhora, a escadaria e a construção da igreja, totalmente em pedra.

Todo segundo domingo do mês, às 15h, é celebrada uma missa votiva no local.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas