Gaudium news > Farc dizem ter enviado às famílias de militares sequestrados vídeos que atestam integridade física das vítimas

Farc dizem ter enviado às famílias de militares sequestrados vídeos que atestam integridade física das vítimas

Bogotá (Quarta, 19-08-2009, Gaudium Press) As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) disseram ter entregue na última segunda-feira às famílias do major da Polícia Nacional, Guillermo Solórzano, e do cabo do Exército, Salín Sanmiguel, vídeos que comprovam a sobrevivência dos sequestrados, mantidos em cativeiro pela guerrilha.

O cabo Salín Antonio Sanmiguel, capturado em maio de 2008, gravou uma mensagem à comunidade internacional, ao povo colombiano e, especialmente à própria família.

“Me encontro bem física e mentalmente. Leio a Palavra de Deus diariamente, tenho muita vontade de viver e voltar a vê-los o mais rápido possível”.

Já o major Guillermo Javier Solórzano pediu ao governo federal que ‘não os esqueça’ e busque ‘por todos os meios’ sua liberação.

“O sequestro produz muito sofrimento tanto para o prisioneiro quanto para as famílias, mas este sofrimento traz redenção”.

O militar também pediu na gravação a ‘aqueles que têm o poder de decidir’ que lhes permitam ‘voltar à vida, que ajudem’.

“Que se deem conta de que estamos padecendo, estamos sofrendo (…) todos os dias ao longo de minha marcha sempre penso nisso”

Segundo estimativas da imprensa nacional a guerrilha mantém em cativeiro 23 militares e policiais – alguns deles sequestrados há mais de 10 anos.

Monsenhor Ruben Salazar

A senadora de oposição ao governo de Álvaro Uribe disse nesta quarta-feira que pretende se reunir novamente com o presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, monsenhor Ruben Salazar Gomez, para discutir a liberação dos sequestrados pela guerrilha.

“Vou pedir ao monsenhor Ruben Salazar que continuemos com a conversação que vínhamos mantendo e ver com o governo uma maneira de fazê-lo (a liberação)”.

No final de julho a senadora Piedad Córdoba se encontrou com o prelado para discutir a situação depois que o presidente Álvaro Uribe permitiu a participação da política na negociação, uma exigência da própria guerrilha para libertar os sequestrados.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas