Gaudium news > Círio de Nazaré exalta devoção e carinho a Nossa Senhora, em Belém

Círio de Nazaré exalta devoção e carinho a Nossa Senhora, em Belém

Belém – Pará (Terça-feira, 13-10-2015, Gaudium Press) Um ambiente de Fé, de devoção e de religiosidade foi o que cerca de 2 milhões de fiéis comprovaram ao passarem pelas ruas de Belém do Pará entoando cânticos, assim como orações e preces enquanto a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré visitava cada localidade da capital paraense.

Gaudium Press.jpg

Essa foi a 223º edição do Círio de Nazaré, tradicional festividade litúrgica no país, que no ano passado, recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o título de patrimônio histórico cultural e imaterial da humanidade.

As celebrações deste domingo, 11 de outubro, tiveram início às 6h30, depois de realizada a celebração eucarística presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, em frente à Catedral de Belém, no bairro da Cidade Velha.

Em seguida, começou a romaria com os milhares de peregrinos vindos de diversas partes do Brasil, que não se importaram em percorrer cerca de 3,6 quilômetros de extensão durante cinco horas contínuas, a fim de render homenagens a Virgem de Nazaré.

Além disso, a corda, um dos grandes símbolos desta festa litúrgica, não poderia deixar de ser mencionado. O ícone de 400 metros e de aproximadamente 600 quilos, esticado pela Guarda de Nazaré e pela Diretoria da Festa ainda na madrugada do domingo, e que puxa a Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré, foi conduzido, segundo dados apurados pela organização, por cerca de 7 mil pessoas.

O Arcebispo Dom Alberto Taveira ficou encarregado pela tradicional benção da corda, próximo ao colégio Santa Catarina. Logo depois, a própria Guarda de Nazaré fez o corte e entrega dos pedaços aos fiéis.

Até a Praça Santuário, destino final da procissão do Círio de Nazaré, houveram mais homenagens e gestos de carinho e devoção a Virgem Santíssima celebrada em Belém.

Por volta das 12h, conforme previsto pela diretoria do Círio, milhares de fiéis já aguardavam pelo início da Missa de chegada, presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman.

Encerrada a cerimônia, a programação festiva em memória a Nossa Senhora de Nazaré continuou com a realização de missas e vigílias, além de momentos de espiritualidade, como o Círio Musical. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Círio de Nazaré

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas