Gaudium news > Arquidiocese de Belo Horizonte organiza força-tarefa para aumentar coleta de assinaturas para a Campanha Ficha Limpa

Arquidiocese de Belo Horizonte organiza força-tarefa para aumentar coleta de assinaturas para a Campanha Ficha Limpa

Belo Horizonte (Quarta, 19-08-2009, Gaudium Press) A arquidiocese de Belo Horizonte vai promover uma força-tarefa para ajudar a fechar a conta das assinaturas faltantes para o sucesso da primeira fase da Campanha Ficha Limpa. O arcebispo dom Walmor Oliveira pediu que o Vicariato para a Ação Social e Política e outros movimentos se concentrem na Praça Sete da cidade nos dias 26, 27 e 28, das 10 às 16h para coletar o máximo de assinaturas possível.

Em julho a Campanha chegou à marca de 1 milhão de assinaturas – faltam 300 mil para que o projeto de lei de inelegibilidade seja enviado ao Congresso Nacional para apreciação.

O Distrito Federal e outros cinco estados da federação (Minas Gerais, Ceará, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo) já conseguiram o apoio de mais de 1% do total de eleitores.
No DF as assinaturas já passam de 30 mil, o que representa cerca de 1,8% dos eleitores.

Cerca de 85% do total de assinaturas arrecadadas até agora foram coletadas pela Igreja, especialmente aos domingos.

Impedidos

Pela proposta defendida pela Campanha Ficha Limpa serão impedidos de se candidatar todos aqueles que tiverem denúncia recebida pelos crimes contra a fé pública – a falsificação de documentos oficiais -, ou contra a economia popular – formação de cartel e fraudes para evitar a livre concorrência. Também ficam impedidos candidatos que tenham sido condenados em primeira instância por tráfico de entorpecentes e drogas, crimes dolosos contra a vida ou em qualquer instância por improbidade administrativa até o fim do processo. Se os réus, posteriormente, forem absolvidos das acusações, podem voltar a disputar uma eleição.

Pela legislação atual, a inelegibilidade só é decretada depois de esgotadas todas as possibilidades de recursos à Justiça. Se aprovada e sancionada antes de outubro do ano que vem, a proposta começa a valer para o pleito de 2010. O texto precisa passar em turno único na Câmara e no Senado.

Paróquias

Paróquias de todas as cidades do Brasil tem ajudado na campanha principalmente aos domingos, quando disponibilizam os formulários de participação para fiéis, religiosos e leigos. A ficha e mais detalhes da campanha estão disponíveis no site www.mcce.org.br.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas