Gaudium news > Presidente chilena visita tumba de São Alberto Hurtado e presta homenagem ao santo no dia Nacional da Solidariedade

Presidente chilena visita tumba de São Alberto Hurtado e presta homenagem ao santo no dia Nacional da Solidariedade

Santiago (Quarta, 19-08-2009, Gaudium Press) A presidente chilena Michelle Bachelet visitou na manhã desta terça-feira a tumba de São Alberto Hurtado, no Santuário Nacional da comuna da Estação Central. A visita foi motivada pelo dia da Solidariedade, celebração nacional que recorda o aniversário da morte do santo.

Autoridades civis e religiosas participaram de uma cerimônia celebrada no santuário, aberta pelo diretor social do Lugar de Cristo – entidade beneficente -, Benito Baranda, que disse que o ‘espírito do santo continua presente no país para criar um ambiente de respeito e dignidade aos mais necessitados’.

Em seguida, a presidente Michelle Bachelet disse ao público presente que o padre é um exemplo a ser seguido e ele permanece ‘alentando’ o povo chileno.

“Temos que fazer muito mais para que nenhuma pessoa careça do essencial, para que a pobreza e a indigência sejam definitivamente erradicadas de nossa terra, para que todos nossos irmãos e irmãs tenham seus direitos garantidos. Temos que fazer mais, muitos mais para ter o Chile que queremos, o Chile mais justo e solidário, mais humano”.

Depois das mensagens, representantes de instituições ligadas ao nome do padre Hurtado entregaram à presidente propostas e conclusões criadas por mais de 50 pessoas que avaliaram maneiras de tornar reais os valores do santo nas áreas administrativa, trabalho, ética no trabalho, família, relações de trabalho e juventude.

São Alberto Hurtado

Celebrado em homenagem à São Alberto Hurtado – sacerdote jesuíta que trabalhou pelos pobres e desenvolveu iniciativas para promover a justiça social no Chile – o Mês da Solidariedade promove uma série de ações e celebrações eucarísticas comprometidas com a justiça social. O dia Nacional da Solidariedade, 18 de agosto, foi instituído pelo Congresso Nacional em 1994 em homenagem ao santo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas