Gaudium news > Arcebispo emérito de Brasília é homenageado na sede da CNBB pelos 60 anos de ordenação sacerdotal

Arcebispo emérito de Brasília é homenageado na sede da CNBB pelos 60 anos de ordenação sacerdotal

São Paulo (Quarta, 19-08-2009, Gaudium Press) O cardeal José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília, recebeu nesta terça-feira uma homenagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelos 60 anos de sua ordenação presbiteral.

Uma missa foi celebrada na capela da CNBB, presidida pelo cardeal. O núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, o arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, bispos da Presidência da CNBB, bispos membros do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep), e outros religiosos participaram da celebração.

Ao final da celebração, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, presenteou o cardeal com uma réplica da “Capelinha missionária”, símbolo do projeto “O Brasil na Missão Continental”. ‘Louvamos e agradecemos a Deus pelos 60 anos de sua ordenação sacerdotal’, disse dom Geraldo. Emocionado, o cardeal JOsé Freire Falcão recordou, em sua homilia, o trabalho pastoral e agradeceu a homenagem.

Biografia

Cearense de Ererê, dom Falcão nasceu no dia 23 de outubro de 1925. Recebeu a ordenação presbiteral em junho de 1949 e a episcopal em junho de 1967, ambas em Limoeiro do Norte (CE). Foi bispo de Limoeiro do Norte(CE) (1967-1971); arcebispo de Teresina-PI (1972-1983); membro do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos; membro do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes da Saúde e do Conselho de Cardeais para o Estudo dos Problemas Organizativos e Econômicos da Santa Sé. Foi também presidente do Movimento de Educação de Base, segundo vice-presidente do CELAM e arcebispo de Brasília (1984-2004).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas