Gaudium news > Bento XVI se encontrará com ex-alunos para discutir o tema da missão

Bento XVI se encontrará com ex-alunos para discutir o tema da missão

Cidade do Vaticano (Quinta, 20-08-2009, Gaudium Press) Como em todo ano, foram convidados pelo Papa Bento XVI ex-alunos de seu tempo de docente na Alemanha para discutir por alguns dias temas diversos relacionados ao ambiente da Igreja. Esse tradicional encontro, “Ratzinger Schuelerkreis” (“Círculo dos Estudantes de Ratzinger”), acontecerá no último fim-de-semana de agosto em um centro de conferências de Castel Gandolfo.

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou hoje que o tema focado pelo Santo Padre na conversa com os antigos estudantes será centrado sobre o tema das missões, em perspectiva ecumênica, com duas aulas-conferências. A primeira será dada pelo professor Dr. Peter Beyerhaus e versará sobre “Missão ‘ad gentes’, a sua justificação e a sua forma hoje”. Professor Beyerhaus é emérito de missiologia e teologia ecumênica na Faculdade Teológica de Tübingen, na Alemanha (a mesma onde Joseph Ratzinger ensinava).

O segundo tema, “Igreja e a sua missão em diálogo com os homens e as diferentes religiões e culturas”, será apresentado pelo professor Dr. Heinz Bürkle, teólogo evangélico convertido ao catolicismo no fim dos anos 80 e docente emérito da Ludwig-Maximilians Universität di Monaco di Baveria.

O “Ratzinger Schuelerkreis” tem uma longa história e tradição de encontro entre professores alemães com ex-alunos para discutir temas variados e particulares para suas profissões. A Anualmente, os ex-aluinos, doutorandos do presente Papa da época em que ele ensinava na Universdade na Alemanha nos anos 60 e 7, reúnem-se com Bento XVI para falar sobre questões da Igreja. Todo os ex-estudantes são hoje professores, teólogos e bispos.

Quando o então cardeal Ratzinger foi eleito Papa, os ex-alunos pensavam que os encontros seriam suspensos. Ao invés disso, Bento XVI fez questão de continuar a tradição. Para homenagear o pontífice, foi criada no ano passado por iniciativa dos alunos a Fundação de Joseph Ratzinger/Bento XVI para a promoção do ensinamento do Papa

O “Ratzinger Schuelerkreis” se encerrará no próximo domingo, 30 de agosto, com uma missa e um café-da-manhã na presença do Papa.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas