Gaudium news > Bento XVI nomeia novo arcebispo de Udine e núncio apostólico na Espanha

Bento XVI nomeia novo arcebispo de Udine e núncio apostólico na Espanha

Cidade do Vaticano (Quinta, 20-08-2009, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou hoje duas novas nomeações feitas pelo Papa, para funções episcopais e representação diplomática. Bento XVI designou monsenhor Andrea Bruno Mazzolato, de Treviso, novo arcebispo para a arquidiocese de Udine, na Itália. Já para a nunciatura apostólica na Espanha, o Santo Padre escolheu Renzo Fratini, que também assumirá o posto de observador permanente da Santa Sé junto à Organização Mundial do Turismo, em Madri.

Monsenhor Mazzolato assume a arquidiocese udinesa após a renúncia por motivos de idade apresentada por monsenhor Pietro Bollo ter sido aceita pelo Papa.

Biografias

Monsenhor Andrea Bruno Mazzocato nasceu em 1º de setembro de 1948 em San Trovaso di Preganziol, na diocese e província italiana de Treviso. Frequentou o Seminário bispal de Treviso e foi ordenado sacerdote em 3 de setembro de 1972.

De 1972 a 1977 desenvolveu seu ministério sacerdotal como cooperador paroquial em San Martino di Lupari. Ao mesmo tempo, obteve a licenciatura em Liturgia Pastoral junto ao Instituto de Liturgia Pastoral de Santi Giustina de Padova e, sucessivamente, em teologia dogmática junto à Faculdade Teológica da Itália Setentrional de Milão.

Entre os anos de 1977 e 2001, foi docente de teologia dogmática no Studio Teológico do Seminário de Treviso, no de “Sam Massimo”, dos Frades Conventuais de Padova, e junto ao Instituto Superior de Ciências Religiosas. De 1977 a 1986, exerceu também a função de padre espiritual no Seminário Maior diocesano. Entre 1987 e 1994, seguiu a formação do clero jovem como delegado episcopal. Em 1990, foi nomeado pró-reitor do Seminário menor de Treviso e, depois, em 1994, reitor dos Seminário maior e menor.

Nomeado bispo da diocese de Adria-Rovigo em 11 de outubro de 2000, recebeu a consagração episcopal em 9 de dezembro do mesmo ano. Em 2003, foi transferido para a sede de Treviso.

Núncio – Monsenhor Pietro Fratini nasceu em Urbisaglia, província de Macerata, no ano de 1944. Foi ordenado sacerdote em 1969 e consagrado bispo em 1993. Na sua carreira diplomática ao serviço da Santa Sé, já trabalhou na nunciatura na Nigéria, Timor Leste e Paquistão.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas