Gaudium news > No dia da Solidariedade, presidente da Conferência Episcopal do Chile pede aos fiéis um maior compromisso solidário

No dia da Solidariedade, presidente da Conferência Episcopal do Chile pede aos fiéis um maior compromisso solidário

Santiago (Quinta, 20-08-2009, Gaudium Press) O presidente da Conferência Episcopal do Chile e bispo de Rancagua recordou na última terça-feira, por meio de uma mensagem aos fiéis, as reflexões do padre Alberto Hurtado sobre questões políticas, sociais e religiosas e as dificuldades enfrentadas por ele porque ‘não compreendiam sua vivência pela caridade e promoção da justiça social, que ele entendia como uma consequência indispensável ao seguidor de Cristo’. A mensagem foi divulgada no Dia da Solidariedade, data nacionalmente dedicada à São Alberto Hurtado, morto em 18 de agosto de 1952.

Monsenhor Alejandro Goic disse que o estudo da encíclica ‘Caritas in veritate’ lhe recorda o pensamento e os valores de São Alberto Hurtado e que os escritos do santo têm motivado a Igreja no Chile a propor iniciativas como o ‘ingresso ético familiar’ e, mais recentemente o ‘consenso básico ético’.

Civilização do amor

A ‘civilização do amor’, segundo o prelado, deve começar a ser construída aqui e agora. “Quanto e até onde damos? Quanto e até onde nos damos aos demais? (…) Esse compromisso encontra maior impulso no exemplo de tantos irmãos e irmãs que experimentaram uma maravilhosa transformação em suas vidas desde o momento em que decidiram doar-se aos outros com generosidade”.

“O compromisso solidário começa na família, desde o matrimônio solidário, que se entrega por inteiro ao maior bem de seus filhos. E se cultiva no colégio, em um sistema educativo que luta por reformar-se e crescer, mas no qual persistem desigualdades que nos doem profundamente. O compromisso solidário sserve para a vida profissional, porque o trabalho é obra de todos; e na convivência diária da cidade, do bairro, na bela riqueza das amizades que se cultivam e perduram”.

Bom Samaritano

Dentro do especial momento que vive o Chile por conta da corrida presidencial – em que as promessas são abundantes – o presidente do episcopado chileno questionou se realmente ‘somos capazes’ de ficarmos uma noite perto dos ‘mais pobres dos pobres’ e se somos capazes de curar suas feridas ‘como faria o Bom Samaritano’.

“A solidariedade não pode se esgotar em consignações de campanha e tampouco pode ser convertida em uma sorte de ‘turismo social’ em que ocasionalmente estamos um pouco perto dos pobres. O samaritano se comoveu a tal ponto que depois de curar o irmão e de hospedá-lo, permaneceu com ele e se tornou responsável por seu futuro”.

Ao fim da mensagem, o prelado explicou que a solidariedade ‘autêntica’ implica duas dimensões: “por um lado, o amor humano e a misericórdia, a compaixão e a ternura; por outra, a necessária busca da transformação das condições sociais, políticas e econômicas por meio do exercício responsável de nossos direitos e deveres cidadãos”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas