Gaudium news > Quase metade dos distritos da Índia são afetados pela seca, diz governo do país

Quase metade dos distritos da Índia são afetados pela seca, diz governo do país

Nova Délhi (Quinta, 20-08-2009, Gaudium Press) O governo da Índia admitiu nesta quinta-feira que a seca afeta 246 dos mais de 600 distritos do país e anunciou medidas para ajudar os trabalhadores rurais, prejudicados por uma estação de monção menos chuvosa do habitual, informou a agência Efe.

Em comunicado, o Ministério de Agricultura indiano explicou que, no dia 16 de agosto, o país sofria um déficit de chuvas de 28%, algo que “certamente terá impacto na produção e na produtividade” agrícola.

Ainda segundo a agência, o ministério lamentou que a monção esteja sendo especialmente fraca no terço sudoeste e reconheceu que a seca foi declarada pelo menos em uma parte ou na totalidade de dez Estados da Índia, o que faz com que haja uma menor superfície para semear arroz.

O governo pediu aos Estados que promovam o cultivo de sementes que façam com que a colheita amadureça antes e anunciou um subsídio de 7,5 rúpias (US$ 0,15) para o diesel nos distritos onde o déficit de chuvas passar de 50%.

O ministro de Interior indiano, P. Chidambaram, disse que o preço mínimo do arroz aumentou em 100 rúpias por quintal (45,45 quilos) em todos os cereais para ajudar os agricultores.

“A situação vai evoluindo e o governo responderá da forma apropriada”, disse o ministro, que garantiu que o país tem reservas de cereais para os próximos 13 meses, segundo a agência Ians.

Nesta sexta-feira acontecerá em Nova Déli uma reunião de todos os departamentos regionais de Agricultura, presidida pelo ministro Sharad Pawar, para buscar soluções à seca.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas