Gaudium news > Preocupação com a gripe A adia Jubileu do Bom Jesus na arquidiocese de Mariana, em Minas Gerais

Preocupação com a gripe A adia Jubileu do Bom Jesus na arquidiocese de Mariana, em Minas Gerais

Mariana (Sexta, 21-08-2009, Gaudium Press) A arquidiocese de Mariana (MG) vai adiar a tradicional celebração do Jubileu do Bom Jesus, que aconteceria no período de 7 a 14 de setembro e que anualmente reúne cerca de 100 mil romeiros a cidade por conta de recomendações da Secretaria de Saúde da cidade de Congonhas, preocupada em conter a difusão do vírus H1N1, que transmite a gripe A.

Segundo monsenhor Celso Murilo sousa, vigário geral da arquidiocese de Mariana, uma comissão da Secretaria de Saúde – formada pelo vice-prefeito da cidade, um médico e três profissionais de saúde – chegaram nesta quarta-feira à sede da arquidiocese para fazer o pedido. Quase 200 pessoas estão em observação pelo risco de terem contraído o vírus, mas não há casos confirmados em Congonhas.

O arcebispo metropolitano de Mariana e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, então, decidiu acatar a proposta. A nova data da celebração não foi marcada.

Leia na íntegra o documento oficial da decisão, assinado pelo vigário geral da arquidiocese de Mariana, monsenhor Celso Murilo Sousa Reis.

Prezados,
Cordiais saudações!

A arquidiocese de Mariana foi procurada, nesta quarta-feira, 19 de agosto, na Cúria Metropolitana, por uma comissão da Secretaria de Saúde da cidade de Congonhas, que veio conversar sobre a realização do Jubileu do Bom Jesus, juntamente com o Reitor da Basílica, padre Benedito Pinto Rocha. O grupo era integrado pelo vice-prefeito, que exerce as funções de Secretário de Saúde, por um médico e por mais três técnicos da área da saúde pública.

A Prefeitura local está preocupada com a difusão do vírus da Gripe A (H1N1), pois, nos últimos dias, há 13 casos suspeitos na cidade e mais 195 pessoas sendo monitoradas com sintomas da “Influenza A”. A rede de saúde da cidade está trabalhando no limite e não tem como assumir uma demanda maior, caso seja necessário. O governo do Estado, por sua vez, já orientou as prefeituras a cancelar eventos de maior porte.

O Jubileu leva à cidade, todos os anos, no período de 7 a 14 de setembro, mais ou menos cem mil romeiros. O público-alvo é formado por muitas pessoas com baixa imunidade (doentes, idosos, dentre outros), portanto, mais suscetíveis ao vírus. A Comissão da Secretaria Municipal de Saúde alertou para os riscos da realização do Jubileu nas atuais circunstâncias. A prefeitura não vai autorizar barracas, mas adverte que o comércio local apenas (restaurantes, bares etc) não é suficiente para dar suporte ao número de romeiros. Já foram cancelados outros eventos municipais.

No desenrolar da conversa, pareceu prudente à Comissão sugerir ao arcebispo de Mariana um adiamento do Jubileu, aguardando a evolução da pandemia nas próximas oito semanas, que parece ser o período crítico nesta região, segundo os especialistas.

Ao tomar conhecimento das ponderações feitas pelas autoridades competentes do município de Congonhas, dom Geraldo Lyrio Rocha acolheu a proposta de transferir a celebração do Jubileu do Bom Jesus. A nova data será oportunamente definida.

Pedimos aos prezados sacerdotes e diáconos da arquidiocese e aos profissionais da comunicação a divulgação desta notícia, explicando os motivos que levaram o arcebispo de Mariana a tomar esta decisão. Contando com a compreensão de todos, em união de preces, subscrevo-me.

Monsenhor Celso Murilo Sousa Reis
Vigário Geral da arquidiocese de Mariana

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas