Gaudium news > Festa do Jubileu da Arquidiocese de Fortaleza começa nesta sexta-feira

Festa do Jubileu da Arquidiocese de Fortaleza começa nesta sexta-feira

Fortaleza – Ceará (Quarta-feira, 11-11-2015, Gaudium Press) As Festividades pelo Jubileu do Centenário da Arquidiocese de Fortaleza se iniciam nesta sexta-feira, 13 de novembro, às 14h, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). Neste dia, são esperadas cerca de 500 mil pessoas.

view (8).jpg

De acordo com o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, em coletiva realizada na manhã desta terça-feira, 10, na Cúria Arquidiocesana, o evento é visto como um momento de grande comunhão com os irmãos da Igreja do Ceará.

Sabendo que nesta terça eram comemorados os 100 anos de fundação da Arquidiocese de Fortaleza, Dom José Antonio tratou de explicar aos jornalistas que a festa foi marcada para sexta-feira próxima, a fim de possibilitar a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D´Aniello, que presidirá uma celebração eucarística, às 18h30, além de conceder aos fiéis arquidiocesanos uma benção especial a pedido do Papa Francisco.

Na sequência, o Arcebispo de Fortaleza levantou um pequeno histórico da Igreja no Ceará, desmembrada da antiga Diocese de Olinda, e que completou 150 anos de Diocese do Ceará no período 2003/2004.

Gaudium Press.png“Num espaço de 50 anos a Igreja no Ceará se multiplicou e foram surgindo mais dioceses. Atualmente são nove: Fortaleza, Crato, Sobral, Limoeiro do Norte, Tianguá, Quixadá, Crateús, Itapipoca e Iguatu. Tudo é fruto do amor de Deus. O amor da comunhão dos irmãos”, declarou, ressaltando inclusive as palavras do Santo Padre: o cristão deve viver a alegria do Evangelho.

Ainda conforme Dom José Antonio, “no mundo temos um grande peso de indiferença”, contudo, “essa indiferença é vencida pelo Evangelho. Quando se vê pela luz do Evangelho, ninguém é excluído ou descartado”.

Quando foi abordada a programação da festa do Jubileu Centenário, o Padre Francisco Antônio Francileudo explicou que as celebrações terão início com a acolhida das caravanas vindas de diversas partes do Estado do Ceará, mais as apresentações artísticas e a recitado o Terço da Misericórdia, previsto para as 15h.
Já a concelebração eucarística começa às 18h30, com o encerramento da festa às 22h30, ficando a cargo do Padre Reginaldo Manzotti.

Para as comemorações do Jubileu do Centenário arquidiocesano, a organização estima que aproximadamente 18 bispos confirmaram presença, entre eles, o Arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, bem como mais de 300 padres, 100 seminaristas e 200 Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, contando também com a colaboração de 500 voluntários. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Fortaleza

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas