Gaudium news > Primeiro-ministro turco se encontra com patriarca de Constantinopla

Primeiro-ministro turco se encontra com patriarca de Constantinopla

Istambul (Sexta, 21-08-2009, Gaudium Press) “A Turquia é um Estado laico no qual existem algumas lacunas, mas onde há a capacidade para preencher essas lacunas e faremos de tudo para cumprir com os nossos deveres”. A declaração é do primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, durante visita que fez no último dia 15 ao monastério de San Giorgio de Kudunas, cuja propriedade é atribuída ao Patriarcado de Constantinopla pela Corte de Estrasburgo desde 2008.

O premiê turco foi acolhido na Ilha dos Príncipes pelo Patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I. Lá, Erdogan almoçou com representantes de todas as minorias religiosas da Turquia (gregos, armênios, judeus, sírio-ortodoxos e católicos) após convite da administração local. O primeiro-ministro expressou a vontade de que a sua presença “possa ajudar a encontrar uma solução para as difíceis questões que afligem as minorias deste país, já que os princípios do partido Akp são contrários a qualquer discriminação de natureza local, religiosa e ética”.

“O primeiro-ministro Erdogan nos deu muitas esperanças e por isso estamos otimistas. Esperamos que com a ajuda da Virgem, tudo consiga ter um êxito positivo”, disse o patriarca Bartolomeu à ocasião. “A visita do premiê foi significativa para expor diretamente todos os nossos problemas, ainda que ele já os conheça bastante bem”.

Nem sempre, porém, as minorias religiosas encontram respostas adequadas para as suas demandas: a Igreja Católica, por exemplo, expressou recentemente seu próprio desapontamento com a decisão do Ministério do Turismo turco de usar exclusivamente como museu a Igreja de Tarso.

Após a conclusão do Ano Paulino, durante o qual a Igreja foi utilizada também como lugar de culto, foi novamente validade a praxe de todos os outros lugares turcos nos quais as celebrações litúrgicas cristãs são permitidas somente ocasionalmente.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas