Gaudium news > Arcebispo de Olinda e Recife prepara mudanças no clero arquidiocesano

Arcebispo de Olinda e Recife prepara mudanças no clero arquidiocesano

Recife – Pernambuco (Quinta-feira, 12-11-2015, Gaudium Press) A transferência de párocos e administradores paroquiais é uma das prioridades para a Arquidiocese de Olinda e Recife no próximo ano. As mudanças devem ocorrer no final do mês de janeiro de 2016, quando vencerá o prazo das provisões.

Gaudium Press.jpg

Esse procedimento faz parte da dinâmica pastoral e missionária da Igreja do Recife, uma vez que a modificação será a primeira feita em série por Dom Fernando Saburido, desde que assumiu o cargo de Arcebispo da Igreja Particular, em agosto de 2009.

Naquela época, Dom Fernando havia estabelecido um acordo com os sacerdotes, renovando desta forma o tempo de permanência deles nas paróquias por mais seis anos, conforme estipulado pelo Código de Direito Canônico e a Legislação Complementar da CNBB, que prevê ainda alterações antes do período previsto, quando houver a necessidade.

Então, a posse coletiva foi dada durante a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral realizada em fevereiro de 2010. “Todos ficaram muito felizes com essa proposta. Agora, chegou o momento. Estamos fazendo as mudanças de forma muito suave e tranquila”, contou Dom Saburido.

Segundo o próprio arcebispo, o processo foi iniciado há alguns meses. “Primeiramente, elencamos a relação dos que serão transferidos. Isso está sendo combinado com o colegiado, que é formado pelos vigários gerais e episcopais. Agora, estou na segunda fase que é a conversa pessoal com cada um para dizer o que estamos pensando para ver se é conveniente para ele ou não para futuramente confirmar”, explicou.

Após finalizado o diálogo entre o religioso e os padres, será enviada uma carta oficializando as mudanças. “A partir desse momento, eles poderão divulgar. Por enquanto, as modificações são sigilosas. Acredito que até o fim deste mês a gente possa concluir isso”, acrescentou.

Para Dom Fernando, a modificação deve ser vista como positiva, pois esse é um momento de renovação para os párocos, bem como para a comunidade paroquial. “A mudança é muito boa. De fato, isso é um ganho para o padre porque é um pastor e deve estar disponível para o serviço da Igreja onde for mais necessário e para o povo também porque o que chega, vem com ânimo novo, experiências novas. Isso faz muito bem para a pastoral e para a caminhada da paróquia”, destacou.

De acordo com a Arquidiocese de Olinda e Recife, a maior parte das provisões atuais vencem no dia 31 de janeiro de 2016, e dentro deste período é que deverão acontecer as posses. Contudo, ainda não foram definidas como serão ministradas as cerimônias. Sendo assim, Dom Saburido ressaltou duas possibilidades: “Seriam oito celebrações, caso sejam por vicariato ou, então, individualmente feita por todo o colegiado (bispos e vigários episcopais)”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas