Gaudium news > Reitores de santuários mineiros se reúnem em Pouso Alegre

Reitores de santuários mineiros se reúnem em Pouso Alegre

Pouso Alegre – Minas Gerais (Sexta-feira, 13-11-2015, Gaudium Press) Os reitores dos Santuários arquidiocesanos se reuniram na Cúria Metropolitana de Pouso Alegre junto com o Arcebispo Dom José Luiz Majella Delgado, nesta terça-feira, 10, a fim de discutir os assuntos mais pertinentes referentes à Igreja mineira.

Logo como primeiro assunto do encontro, os participantes abordaram o Ano Santo da Misericórdia, que se inicia em 8 de dezembro de 2015, solenidade da Imaculada Conceição de Maria, marcando desta forma os 500 anos do Concílio Vaticano II.

Neste mesmo dia, o Papa Francisco realizará a abertura oficial da Porta Santa, que se tornará uma Porta da Misericórdia, na Basílica de São Pedro em Roma. E no Domingo seguinte, 3º Domingo do Advento, será aberta a Porta Santa na Basílica de São João de Latrão, e depois, as demais basílicas papais.

A Arquidiocese de Pouso Alegre terá a celebração das Portas Santas abertas em seus santuários: Bom Jesus em Córrego do Bom Jesus, Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre, Nossa Senhora da Medalha Milagrosa em Monte Sião, Nossa Senhora da Agonia e Nossa Senhora da Piedade em Itajubá, São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima em Ouro Fino, Santa Rita de Cássia nas cidades de Extrema, Santa Rita de Caldas e Santa Rita do Sapucaí.

Além deles, a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata, e a Catedral Metropolitana Bom Jesus em Pouso Alegre, também participarão desta ação em sintonia com a cerimônia em Roma. Neste dia, os fiéis poderão até fazer peregrinações pelos locais.

De acordo com o site da Arquidiocese de Pouso Alegre, a peregrinação é vista como um sinal peculiar no Ano Santo, uma vez que é “o ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência, portanto, todos deverão se esforçar para visitar um desses Santuários”.

A vivência do Ano Santo também remete à indulgência, pois “viver a indulgência no Ano Santo significa aproximar-se da misericórdia do Pai, com a certeza de que o seu perdão cobre toda a vida do crente”.

Nesta reunião, cada reitor terá sua oportunidade de partilhar com os demais o planejamento de seu santuário para o Ano Santo.

Já o segundo assunto tratado na reunião foi os preparativos pela visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida à Arquidiocese de Pouso Alegre em 2016, por ocasião às comemorações do Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem no Rio Paraíba do Sul. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Pouso Alegre

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas