Gaudium news > Admiradores do padre Rafael García Herreros promovem homenagem ao religioso dentro da 22ª Feira Internacional do Livro

Admiradores do padre Rafael García Herreros promovem homenagem ao religioso dentro da 22ª Feira Internacional do Livro

padre_RafaelGarca_Homenagem.jpgBogotá (Sexta, 21-08-2009, Gaudium Press) Durante a 22ª Feira Internacional do livro de Bogotá a organização ‘Minuto de Deus’ celebrou ontem, no salão León de Greiff, os 100 anos do nascimento do sacerdote eudista Rafael García Herreros por meio do lançamento de 16 obras inéditas e da reedição da biografia ‘Uma vida e uma obra’, todas publicações escritas pelo padre Diego Jaramillo, atual presidente da entidade ‘Minuto de Deus’. A primeira edição da biografia foi lançada quando o homenageado tinha 50 anos, em 1959.

“Hoje lançamos 17 obras e ainda há outras oito no caminho, um total de 25 que resumiriam meu ponto de vista sobre o trabalho do padre García”, disse o religioso, reconhecendo que algumas obras ainda não estão prontas.

Entrevistado com exclusividade pela Gaudium Press, o sacerdote disse que o padre Rafael ‘sempre tem nos (colombianos) acompanhado (…) hoje na Feira Internacional do Livro o recordamos com o objetivo de continuar esta homenagem até o próximo Banquete del Millón (49ª edição; evento solidárioda Colômbia e uma das principais obras da entidade)’.

Segundo o religioso, o padre García era ‘realmente apaixonado pela Igreja’, e deu seu testemunho sobre o que a fé e o compromisso implicam ao homem, especialmente ‘ao mais necessitado’. Ele também teria sido ‘um pensador, um humanista e um apaixonado pelas pessoas (…) ele tinha uma relação especial com Deus’.

O evento

O evento da entidade sem fins lucrativos – dentro da feira do livro – reuniu especialistas que trataram de diversos aspectos dos 58 anos de sacerdódio do padre García, cujo trabalho é tido hoje como exemplar pela Colômbia e pelo mundo.

O bispo da diocese de Engativá, monsenhor Héctor Gutiérrez, o embaixador da Colômbia no Reino Unido, Mauricio Rodríguez, a ex-ministra da Cultura da Colômbia, Elvira Cuervo de Jaramillo, o radialista Alberto Casas e os sacerdotes Eduardo Hadad e Eduardo Pizano também palestraram.

Alberto Casas expressou com propriedade a importância e a admiração pelo sacerdote eudista entre os meio de comunicação atuais. “Ele convocou o país a se unir pela causa e a ajudar um cidadão de escassos recursos a fim de lhe conseguir uma casa própria e uma vida digna”.

Para o radialista, seria crucial contar ‘com a presença conciliadora e amigável do padre García’ no momento vivido hoje pela Colômbia, ‘com tantas incompreensões e desavenças com os países vizinhos e entre os próprios colombianos’.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas